Caçapava inaugura prédio adaptado para ser modelo de sustentabilidade

Com a entrega da instalação modelo, Caçapava tem a chance de subir no ranking final dos municípios mais sustentáveis do Estado


Caçapava entrega no dia 13 de setembro, às 9h, o primeiro prédio adaptado do município que busca ser modelo de sustentabilidade dentro das diretivas do programa Município Verde Azul do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa é da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da prefeitura.

Após reestruturada, a própria sede da Secretaria foi escolhida para sediar projeto. Com a entrega da instalação modelo, Caçapava tem a chance de subir no ranking final dos municípios mais sustentáveis do Estado de São Paulo dentro do Programa Município Verde Azul.

Na pontuação geral do programa Município Verde Azul, Caçapava ocupou, em 2018, a 200ª posição entre 645 municípios. O ranking deste ano ainda não saiu.

A proposta é que o projeto de instalação modelo possa ainda ser copiado e implantado nos demais prédios municipais, em etapas futuras, ampliando e estimulando as ações sustentáveis na cidade. O apoio de empresas locais permite que o projeto cumpra com os 10 itens que garantem o título de espaço sustentável, de acordo com o programa. Os itens são os seguintes:

1 - Troca de todas as lâmpadas do prédio por lâmpadas de LED, mais econômicas, com o apoio da Bandeirante Energia;
2 - Instalação de temporizadores e aeradores nas torneiras para economia de água, com o apoio da Sabesp;
3 - Construção de rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida;
4 - Construção de um bicicletário para os funcionários;
5 - Implantação de recipientes para a coleta seletiva, com apoio da Pilkington;
6 - Sensores de presença para luzes nos corredores e outros pontos onde não há presença constante de pessoas, com apoio da Simoldes;
7 - Manutenção de uma área permeável, representada pelo jardim externo;
8 - Instalação de pontos de coleta de pilhas e baterias (ecopontos), com apoio da Cebrace;
9 - Janelas amplas de vidro, permitindo a passagem da luz natural;
10 - Aplicação de insulfilme térmico para reduzir o calor do ambiente interno do prédio, evitando assim o gasto com ar-condicionado.