Corredor Ecológico recebe gerentes da Alcoa no Viveiro Municipal de Jacareí


O Corredor Ecológico do Vale do Paraíba recebeu na sexta-feira (19) representantes do Instituto Alcoa para uma manhã de confraternização com ioga, trilha e plantio de mudas no Viveiro Municipal de Jacareí.

A diretora de mobilização do Corredor Ecológico, Tatiana Motta, foi a anfitriã do encontro, que celebrou o trabalho desenvolvido durante o ano. Ao lado da American Forest, o Instituto Alcoa “tem como meta plantar 10 milhões de árvores até 2020 em todo o mundo”, explicou o gerente de Sustentabilidade da Alcoa, Fabio Abdala. Dentro do planejamento global da companhia, a região do Vale do Paraíba é estratégica.

Além de Abdala, também estiveram presentes na confraternização outros funcionários da Alcoa, como a gerente de Programas Comunitários, Tatiana Bizzi, a equipe do Corredor Ecológico e integrantes da Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí.

Criada em 2007, a ONG Corredor Ecológico do Vale do Paraíba tem como missão conectar e conservar fragmentos de florestas no Vale do Rio Paraíba do Sul, a partir do engajamento de pessoas, organizações e da própria comunidade.

A meta é, ao longo dos próximos dez anos, reconectar 150 mil hectares de áreas desmatadas de Mata Atlântica em propriedades privadas e públicas, engajando instituições públicas e privadas, além de organizações do terceiro setor.

Para tanto, a ONG desenvolveu uma metodologia chamada “Linhas de Conectividade”, que minimiza os riscos de investimento e garante o desenvolvimento e a perenidade das florestas.