As diversas teorias sobre a verdadeira história da Black Friday

"Sexta feira Negra" by Jim Fisk e Jay Gould


Black Friday é o dia de maiores vendas não só nos Estados Unidos e no Brasil, mas também no mundo todo. É uma grande festa de consumo, com milhões de pessoas invadindo shoppings e lojas, e enlouquecendo na internet com compras online. É uma espécie de ritual que acontece todos os anos e que os consumidores aguardam com muita expectativa. Mas, qual é a verdadeira história da Black Friday?

Muitas pessoas acham que é resultado do consumismo atual; outras consideram que surgiu por causa dos avanços tecnológicos e da internet. A "Black Friday" não é o início das promoções de Natal e não nasceu no século XX. Não é nada disso. 

Existem muitas teorias sobre a origem da Black Friday. Uma delas afirma que a origem real vem da época da escravidão nos Estados Unidos, quando estes eram vendidos a preço de banana para a seguinte temporada de inverno, e a data dessas vendas coincidia com o dia posterior ao dia de Ação de Graças. 

Outra teoria leva a origem há 150 anos, também nos Estados Unidos: um dia 24 de setembro de 1869, exatamente uma sexta feira, durante uma grande crise econômica. Foi nessa data que se utilizou, pela primeira vez, o termo "sexta feira negra": Jim Fisk e Jay Gould, dos terríveis financistas de Wall Street, cometeram um grande erro ao tentar pegar todo o mercado do ouro de Wall Street. Foi um colapso financeiro terrível. 

Naquela sexta feira, o plano desses financistas foi por água abaixo quando tentaram subornar alguns juízes. Muitos financistas ficaram arrasados naquela fatídica "sexta feira negra" e Fisk acabou sendo assassinado três anos depois daquele escândalo. 

Mas o termo "Black Friday" voltou a ser utilizado no século seguinte, no ano 1966, quando houve um colapso nas estradas de Filadélfia o dia depois do Dia de Ação de Graças. Porém, o termo "Black Friday" só começou a ser utilizado em outros estados dos Estados Unidos a partir de 1975. Só que anos depois veio a ser utilizado em relação às vendas comerciais, quando as lojas ofereciam promoções e descontos para as compras de Natal, e os resultados ao final do dia davam um caixa com números pretos, não mais vermelhos!

Segundo uma investigadora de neurociências da Universidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, chamada Taylor-Blake, a 'sexta feira negra' começou na década de 1950, exatamente em Filadélfia, quando as lojas da cidade ofereceram grandes descontos e promoções antes de um jogo de futebol entre a Marinha e o Exército, jogo que aconteceu num sábado. Uma multidão de compradores invadiu a cidade e os guardas de trânsito tiveram que trabalhar em turnos de 12 horas, porque ruas, calçadas e estacionamentos ficaram completamente lotados. Os policiais tiveram que trabalhar duro para colocar ordem nessa situação, e chamaram esse dia de caos, filas de pessoas e lojas lotadas, de 'sexta feira negra'. E os comerciantes da cidade, em tom de brincadeira, também usaram esse termo para falar sobre o acontecido nas lojas nesse dia posterior ao Dia de Ação de Graças. 

No dia 19 de novembro de 1975 o "The New York Times" escreveu uma matéria sobre o colapso nas rodovias por conta dos descontos oferecidos um dia depois da Ação de Graças, referindo-se a esse dia como a 'sexta feira negra'. Isso popularizou definitivamente aquele termo! Assim, os comerciantes começaram a abrir as lojas mais cedo e fechar mais tarde, fato que possibilitou que as vendas fossem realmente extraordinárias.

Até o ano 2003, o dia de maiores vendas era o sábado anterior ao dia de Natal. A partir desse ano, é a "Black Friday" o dia de maior consumo comercial.


A "Black Friday" nos dias de hoje

Ao longo dos anos, este dia de festa consumista foi adquirindo protagonismo em diversos países do mundo e hoje é, definitivamente, uma espécie de início de temporada das compras de Natal. Milhões de pessoas no mundo todo se preparam para fazer essas compras planejadas na "Black Friday". Segundo uma pesquisa nos Estados Unidos, mais de 70% de pessoas planejam fazer compras durante a Black Friday.

Sem, dúvida alguma, a "Black Friday" é o dia mais aguardado do ano para fazer compras de produtos que, sem os descontos e promoções, seria difícil de comprar em outra época do ano. Por isso, muitas pessoas se organizam para poder fazer a compra daquilo que tanto desejam e que só na "Black Friday" poderão adquirir.