Volkswagen Brasil utiliza robôs em teste de segurança pela primeira vez

Nivus é o primeiro carro projetado 100% digital


O novo Volkswagen Nivus já mostrou ser inédito de várias formas desde o início de seu projeto. Além de ter sido o primeiro carro desenvolvido 100% digital pela marca no Brasil, sem um protótipo sequer, também foi o primeiro a contar com robôs no processo de desenvolvimento do sistema de frenagem autônoma de emergência, conhecido como AEB (Autonomous Emergency Brake). Esses equipamentos são de alta tecnologia que atuam no acelerador, freio e no volante do carro durante os testes de calibração do sistema. 

O Diretor Adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-desenvolvimento da Volkswagen, Antonio Carnielli, explica melhor como foi feito o processo de aprendizagem com robôs. "Quando adquirimos os equipamentos, o time passou por treinamento com o fabricante de origem inglesa e em paralelo realizaram um processo de desenvolvimento de competência na nossa matriz na Alemanha. No entanto, foi colocando a mão na massa diante dos desafios do projeto Nivus, que os engenheiros brasileiros puderam mostrar sua ótima capacidade de desenvolvimento e competência técnica. Por exemplo, desenvolveram um software especifico de aquisição de dados para as condições da América do Sul. Por isso, é um motivo de muito orgulho para nós da Volkswagen do Brasil estarmos completamente capacitados para desenvolver os sistemas de segurança de todos os carros que serão desenvolvidos não apenas em nosso País, mas como na América Latina, como foi com o Nivus", conta. 

Além disso, o Nivus apresenta uma nova era em conectividade, streaming e serviços dentro do veículo com o VW Play. Esse aplicativo, é uma inédita plataforma de tecnologia capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, com informações do veículo, sistema de sons e VW Play Apps, uma loja de aplicativos exclusiva. 

"A digitalização fez parte de todo desenvolvimento dos sistemas e recursos de segurança presentes no Volkswagen Nivus. É necessário destacar a importância de o Nivus ter como base a Estratégia de Plataforma Modular MQB, que nós já conhecemos de outros veículos, como Polo, Virtus e T-Cross. Isso nos possibilitou partir de um ponto avançado em termos de simulações virtuais. A partir daí, começamos a trabalhar no Hut, o 'chapéu' do carro, no caso o Nivus, realizando todos os ensaios de crash - lateral, frontal, parcial, amassamento de teto, atropelamento (proteção a pedestre), impacto de cabeça, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que envolve a segurança do carro nós fazemos, simulamos de maneira 100% digital, sem construir um carro sequer. Antes mesmo de o Nivus existir fisicamente".