Festival de Inverno de Campos do Jordão é adiado para o verão de 2021

Para estimular a economia do município, 2021 terá duas edições do festival de Inverno


Devido a pandemia de Covid-19, a 51ª edição do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão foi adiada para janeiro de 2021. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16) em coletiva online. 

Conforme as novas datas, o festival vai acontecer de 2 a 31 de janeiro para estimular o turismo durante o verão do próximo ano. Além disso, ainda em 2021, de 18 a 31 de julho também acontecerá a 52ª edição do festival que vai manter o mesmo nome nas duas edições, apesar da divergência das estações.

Mas para os fãs do festival matarem a saudade, a partir de amanhã, o festival ganhará uma ampla programação na TV Cultura,  Rádio  Cultura  FM  e canal oficial da emissora no Youtube, entre os dias 17 de julho e 2 de agosto com espetáculos que marcaram os anos anteriores.

Eventos no verão

A Secretaria de Cultura informou que a 51ª edição contará com 110 concertos e 80% dos eventos de forma gratuita aos turistas. Os artistas que já estão confirmados para janeiro são Diogo Nogueira, Roberta Sá, João Donato, Erasmo Carlos, Marcos Vale, MPB4, além da abertura feita pela Osesp.

Os bolsistas, que desde 2015, tiveram a parceria cancelada por conta da crise econômica, devem retomar em 2021. A expetativa é que sejam 230 bolsistas, 70 professores em 1.600 aulas. 

Investimento e retomada da economia

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, o investimento em dois festivais significa um estimulo para o turismo e economia local, que tem sofrido muito com a pandemia. 

Até o momento, o orçamento está pré-definido em R$ 5,6 milhões para janeiro. Ainda segundo o secretário "cada um real investido, foram 16,7 reais revertidos para a economia, o que demonstra a importância do Festival de Campos, não apenas para a difusão da música clássica, mas também a questão econômica", concluiu.