Prepare-se: Concurso EsSA oferece oportunidades com remuneração superior a R$ 3.000

Cursos de Formação de Sargentos do Exército (CFS) 2018-19, são 1.100 vagas


Processo Seletivo aos Cursos de Formação de Sargentos do ExércitoProcesso Seletivo aos Cursos de Formao de Sargentos do Exrcito (Foto : Divulgação)O concurso de 2017 para a Escola de Sargentos das Armas (EsSA) encerrou suas inscrições no dia 12 de junho. Este ano, são oferecidas 1.100 oportunidades para candidatos de nível médio completo e nível médio/técnico. Confira abaixo as informações sobre o certame, que será realizado no dia 24 de setembro.

Cargos, números de vagas e salário

Ao todo, o concurso está disponibilizando 1.100 vagas, divididas em três editais para as seguintes áreas: Combatente/Logística – Técnica/Aviação (Edital 1), Música (Edital 2) e Saúde (Edital 3).

As áreas dos cursos estão divididas da seguinte forma:

  • Combatente/Logística – Técnica/Aviação (sexo masculino) disponibiliza 900 vagas para: cavalaria, infantaria, artilharia, comunicações, intendência, engenharia, topografia, material bélico (mecânico operador, armamento e Mnt Vtr Auto), manutenção de comunicações e aviação (manutenção).

  • Combatente/Logística – Técnica/Aviação (sexo feminino) disponibiliza 100 vagas para: intendência, topografia, material bélico (mecânica operadora, armamento e Mnt Vtr Auto), manutenção de comunicações e aviação (manutenção).

  • Música disponibiliza 40 vagas para: flauta em dó/flautim em dó, clarineta, saxofone, saxhorne, trombone tenor/trombone baixo, trompete/cornetim/flueghorne, trompa e tuba.

  • Saúde disponibiliza 60 vagas para técnico em Enfermagem.

Durante a realização das aulas do curso de formação, o aluno vai receber uma ajuda de custo para alimentação, moradia e assistências (psicológica, médica e odontológica). Depois da formatura, os candidatos aprovados no curso serão integrados ao Exército como 3ºs sargentos e terão remuneração inicial de R$ 3.325.

Requisitos

Para participar da seleção para os cursos, é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Área de Combatente/Logística – Técnica/Aviação: ser brasileiro nato, ter o Ensino Médio completo ou previsão de conclusão até o fim de 2018, estar com no mínimo 17 anos completos e no máximo 24 anos de idade.

  • Áreas de Música e Saúde: ser brasileiro nato, ter o Ensino Médio completo ou previsão de conclusão até o fim de 2018, estar com no mínimo 17 e no máximo 26 anos. Para a área de Saúde, em especial, é necessário ter concluído o curso de técnico em Enfermagem e possuir registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Além disso, os candidatos do sexo masculino devem medir, no mínimo, 1,60 metro de altura e do sexo feminino, 1,55 metro, e também não podem ser oficial ou aspirante a oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.

Sobre as provas

A prova de seleção para o Concurso EsSA 2017 será realizada em duas etapas:

  • Primeira fase: com a participação de todos os candidatos, é aplicada uma prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório), prevista para acontecer no dia 24 de setembro de 2017. Em seguida, os aprovados vão passar por valoração de títulos (também de caráter classificatório); inspeção de saúde (IS); exame físico e de habilitação musical (para candidatos da área de Música).

  • Na segunda fase, são realizadas as revisões médicas e a comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos (de caráter eliminatório).