Móveis com pé palito na cozinha: tendência de decoração

Veja dicas de como combiná-los com outros estilos


Móveis com pé palito na cozinha: tendência de decoraçãoMóveis com pé palito na cozinha: tendência de decoração (Foto : Divulgação)

Eles são elegantes, não saem de moda e ainda facilitam a sua vida na hora da limpeza. Veja dicas de como combiná-los com outros estilos.

A escolha dos móveis é uma das etapas mais importantes na hora de decorar uma casa, pois é o estilo deles que costuma ditar como serão os outros objetos. A ideia é optar por aqueles que sejam, concomitantemente, bonitos e funcionais, deixando os ambientes aconchegantes e práticos.

Os móveis com pé de palito, populares há décadas, estão voltando à moda na casa toda. Seja na mesa, nas cadeiras ou no armário de cozinha eles podem estar presentes em vários móveis ou apenas em um, ajudando a dar um tom leve ao ambiente. Esse design surgiu no seio do movimento futurista dos Estados Unidos, nos anos 1950, e se popularizou em todo o mundo. Mas, há alguns anos, esse tipo de móvel, agora considerado retrô, ganhou novamente os holofotes.

No Brasil, onde só chegaram na década de 1980, os móveis de pé palito começaram a ser usados nas salas, depois foram para os quartos e hoje ganharam a casa toda. Assim como no resto do mundo, designers renomados adoraram o estilo e o incrementaram com suas ideias.

A razão está no fato de que esse é um design clean, mas muito elegante. Na cozinha, funciona bem por ser fácil de limpar e arrastar, se necessário. O motivo, tanto da beleza quanto da praticidade, são os pés palito, principais características do estilo.

Outra vantagem desse tipo de pé, alongado e fino, é que ele é projetado para equilibrar o peso e a pressão durante o uso, mesmo utilizando uma quantidade de material reduzida. Isso também costuma contribuir para que esse seja um móvel que não custa tão caro. Aliás, esse é o motivo pelo qual foi inventado.

Os primeiros pés palito surgiram no período pós-guerra, quando a indústria precisava de soluções para gastar menos. As pessoas, ao mesmo tempo, em um momento de bastante esgotamento em decorrência da guerra, buscavam mais leveza, sensação estética que o estilo ajuda a dar.

Inspirações para a cozinha
Esses móveis são sucesso em toda a casa, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como usá-los na cozinha. É verdade que eles são mais populares na sala, mas ficam bem na casa toda.

Na decoração, os móveis de pé palito precisam estar em consonância com o restante dos objetos, mas isso pode ou não significar ser do mesmo estilo dos outros móveis. Afinal, todo mundo sabe que o contraste também pode ser uma opção interessante para criar um ambiente diferente e acolhedor.

Quem é muito fã pode combinar vários móveis (ou até mesmo todos) usando esse mesmo design. Cadeiras, mesas, armários, despensas e fruteiras nesse estilo ficam muito bem juntas. Outro jeito de decorar com móveis de pé palito é combinando-os com outros mais robustos, como armários e mesas. Por ter um estilo clean, ele combina muito bem tanto com móveis do mesmo estilo quanto de qualquer outro.

Para quem quer criar um ambiente mais cool, a dica é investir em cadeiras coloridas, que ficam um charme com uma mesa de madeira ou com tampo de vidro, por exemplo. O resultado é aconchegante e descontraído.

Cadeiras de pé palito de cores neutras e frias são as preferidas de quem prefere ter uma cozinha mais clássica. Nesse caso, vale investir em objetos decorativos ou vasos de plantas no centro da mesa ou em cima do armário, para a sua cozinha não ficar séria demais. Esses móveis também ficam ótimos em cozinhas que já têm armários embutidos, pois são leves e contribuem para não deixar o ambiente esteticamente carregado.