Tudo o que você precisa saber sobre o futuro do CLP na automação industrial

Tecnologia introduzida


A automação revolucionou a forma como a indústria trabalha. Até alguns anos atrás, era necessário investir muito tempo e energia para simplificar as tarefas de todos os funcionários envolvidos em um processo industrial. Era preciso atribuir responsabilidades e supervisionar os trabalhos para garantir que tudo funcionasse de forma eficaz e de acordo com o planejado. No entanto, a introdução do controlador lógico programável ou CLP mudou este cenário e tirou um grande peso dos ombros de administradores e operadores industriais, pois foi projetado de forma inteligente para pensar por conta própria.

A menos que você tenha conhecimentos sobre eletrônica ou mecânica, não é fácil entender como uma indústria funciona. Entretanto, as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o mundo ao seu redor e interessadas em aprender mais sobre o que acontece na fabricação dos produtos que usam no dia a dia. Neste artigo, vamos falar sobre um componente essencial da indústria: o CLP. 

Em termos simples, o CLP é um computador industrial com potencial para automatizar linhas de fabricação, funções de máquinas e processos industriais específicos. Ao entendermos o papel do PLC e como ele contribui para as diversas funções industriais, fica muito mais fácil entender como os produtos que usamos diariamente são fabricados, integrados e fornecidos.

Como funciona um CLP?

Um CLP é desenvolvido de forma inteligente por especialistas e técnicos experientes para receber informações de dispositivos de entrada/sensores com o objetivo de processar dados e controlar saídas com base em parâmetros pré-programados. Dependendo das saídas e entradas, um CLP pode registrar e monitorar dados de tempo de execução, como controle da temperatura, análise de produtividade da máquina, geração de notificações e alarmes em caso de mau funcionamento da máquina e início e parada de processos. Uma das melhores características de um CLP é ser uma solução de controle altamente adaptável e flexível, compatível com quase todas as aplicações eletrônicas, incluindo equipamento industrial, elevadores, sistemas prediais e máquinas de lavar.

Os benefícios do uso de controladores lógicos programáveis

É importante entender que toda nova tecnologia introduzida em qualquer campo é exaustivamente testada e verificada por uma equipe de profissionais qualificados. Portanto, se o CLP é usado atualmente em todas as indústrias, é certo que ele oferece uma variedade de recursos e benefícios. Abaixo, reunimos alguns dos muitos benefícios dos CLPs para a indústria:

  1. Sem custo de manutenção: Uma vez instalados, os CLPs não requerem manutenção ou troca de peças regulares, ao contrário dos sistemas de microcontroladores e controladores baseados em relé.
  2. Facilidade de instalação: Em geral, como os donos de indústrias possuem muito conhecimento teórico e prático, eles acabam sabendo muito pouco sobre a parte técnica. Portanto, eles precisam terceirizar técnicos para toda a instalação de seu equipamento. Por outro lado, o CLP possui um conjunto claro de diretrizes e instruções que podem ser facilmente seguidas por um trabalhador industrial, o que ajuda a reduzir os custos.
  3. Baixo custo: Mesmo que o CLP execute várias funções pesadas, ele pode ser facilmente adquirido sem abrir um rombo no seu orçamento. Para aproveitar as melhores ofertas e descontos, pesquise online em sites de marcas renomadas de componentes eletrônicos.

Próximos passos

Agora que você possui um conhecimento básico sobre como funciona um CLP, sugerimos que entre em contato com uma empresa líder de serviços elétricos. Estas empresas possuem uma equipe de técnicos competentes que garantirão que o processo de instalação seja executado de forma eficaz e sem problemas. Além disso, como o campo elétrico é extremamente sensível, uma empresa de serviços elétricos renomada te ajudará a evitar riscos que podem causar flutuações repentinas de tensão, incêndio, explosões e muito mais.