Cerca de 1 mil estudantes de cursos de engenharia de Norte a Sul do País participam da 26ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nacional, de 11 a 15 de março, que será realizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) em área próxima à Fatec (Faculdade de Tecnologia).
Este ano a competição tem 73 equipes inscritas de 13 Estados mais Distrito Federal, que representam 63 instituições de ensino superior com as quais os alunos têm vínculo acadêmico.
Além de projetar e construir os carros off road, os alunos são responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes, tanto na parte técnica quanto na gestão financeira dos projetos para a viabilidade econômica dos veículos.
A Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nacional qualificará as três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas a representar o País na competição mundial Baja SAE Illinois, promovida pela SAE International nos Estados Unidos, de 3 a 6 de junho.
Equipes - A região Sudeste lidera com 46 equipes inscritas, de quatro Estados e 43 instituições de ensino superior: 22 de São Paulo, 13 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo. A região Sul inscreveu 13 equipes, seis do Paraná, quatro de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul.
O Nordeste vem em seguida com 10 equipes, três de Pernambuco, três do Rio Grande do Norte, duas da Bahia e duas da Paraíba. O Centro Oeste inscreveu três equipes, uma de Mato Grosso do Sul e duas do Distrito Federal, e a região Norte uma equipe, do Estado do Amazonas.
Novos desafios - A 26ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nacional inclui, pela primeira vez na programação, as provas de Retomada e Super Prime. A Retomada será individual numa pista em forma de "U" e exigirá o melhor desempenho dinâmico do sistema de direção, freios e powertrain, além da habilidade do piloto. O objetivo é avaliar a capacidade de se restabelecer a máxima aceleração/velocidade do veículo depois de reduzir drasticamente em curva acentuada. A Super Prime será uma disputa entre dois carros em pista de traçado específico, exclusivo para a atividade, na qual a habilidade dos pilotos também será avaliada. De caráter eliminatório, vence e leva troféu a equipe que chegar na frente em cada etapa até o final. Participam todas as equipes cujos carros tenham sido aprovados em todos os quesitos de segurança.
Tecnologia - Outra inovação este ano é a adoção da ferramenta Smart-Insp, que dará suporte às avaliações de desempenho pela padronização na coleta de informações, com ganho de produtividade na obtenção dos resultados. Todo processo será feito eletronicamente e os resultados das provas divulgados em tempo real, na internet.
"Como é objetivo dos programas estudantis desenvolvidos pela SAE BRASIL a Competição Baja instiga os universitários ao entusiasmo na carreira de engenharia, descobre talentos, desenvolve capacidades e espírito de liderança, estimula a inovação e dá oportunidade à prática das teorias aprendidas em sala de aula", observa Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL 2020/2021.
O Baja SAE - Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul (EUA) e a primeira competição realizada naquele país em 1976. Lançado o Projeto Baja SAE BRASIL em 1994, no ano seguinte se realizou a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002, e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (Piracicaba-SP), onde permaneceu até 2015. Em 2016 a competição passou para o endereço atual, em São José dos Campos (SP).
26ª Competição Baja SAE BRASIL - De 11 a 15 de março de 2020 - Parque Tecnológico de São José dos Campos - Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da Fatec.
PROGRAMAÇÃO preliminar (sujeito a alteração)
Dia 11 (quarta-feira) - 18h - Cerimônia de abertura;
Dia 12 (quinta-feira) - 9h às 18h - Inspeções técnicas de segurança dos veículos; avaliação de projeto dinâmico e segurança dinâmica;
Dia 13 (sexta-feira) - 8h30 às 19h50 - Apresentação de projetos e verificação de segurança dinâmica;
Dia 14 (sábado) - 9h às 18h20 - Provas de Aceleração e Retomada, Tração, Manobrabilidade, Suspensão; Super Prime e Design;
Dia 15 (domingo) - 10h - Enduro; 15h30 - encerramento e premiação.
Confira as Equipes inscritas Baja SAE BRASIL - ETAPA NACIONAL 2020 - Total de 73 equipes inscritas/ 13 Estados mais DF/ 63 instituições de ensino.
NORTE (1 Estado /1 equipe/1 instituição)
Amazonas (1 equipes / 1 instituição)
Carro 06 - Baja UEA - Universidade do Estado do Amazonas
NORDESTE (4 Estados/ 10 equipes/8 instituições)
Bahia (2 equipes/2 instituições)
Carro 16 - Baajatinga - Universidade Federal do Vale do São Francisco
Carro 45 - Carpoeira Baja - Universidade Federal da Bahia
Paraíba (2 equipes/2 instituições)
Carro 21 - UFPBaja - Universidade Federal da Paraíba
Carro 46 - Parahybaja - Universidade Federal de Campina Grande
Pernambuco (3 equipes/ 2 instituições)
Carro 27 - Mangue Baja 2 - Universidade Federal de Pernambuco
Carro 59 - Mangue Baja 1 - Universidade Federal de Pernambuco
Carro 56 - Corisco - Universidade de Pernambuco
Rio Grande do Norte (3 equipes/ 2 instituições)
Carro 18 -Car-kará Baja SAE - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Carro 42 - Caraubaja SAE - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Carro 60 - Cactus Baja - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
SUDESTE (4 Estados/ 46 equipes/ 43 instituições)
Rio de Janeiro (8 equipes/ 6 instituições)
Carro 3 - Forja Baja - Universidade Federal Fluminense
Carro 8 - Tuffão Baja SAE - Universidade Federal Fluminense
Carro 25 - Mud Runner - CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Carro 30 - Reptiles Baja PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica
Carro 41 - Caledônia Racing SAE - Instituto Politécnico do Rio de Janeiro
Carro 44 - Minerva Baja UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Carro 43 - Quarter Mile Baja - Instituto Politécnico do Rio de Janeiro
Carro 78 - AEDBaja - Associação Educacional Dom Bosco - Faculdade de Engenharia de Resende
São Paulo (22 equipes/ 21 instituições)
Grande São Paulo (10 equipes/9 instituições)
Carro 1 - Baja UFABC - Universidade Federal do ABC
Carro 22 - Poli Avia Iara - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Carro 24 - USTJ Baja - Universidade são Judas Tadeu
Carro 29 - FEI Baja 1 - Centro Universitário da FEI
Carro 35 - Baja Mauá - Instituto Mauá de Tecnologia
Carro 36 - FEI Baja 2 - Centro Universitário da FEI
Carro 47 -Mack Gear - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Carro 48 - PAC Baja - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Carro 52 - Fox Baja - Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa
Carro 63 - Fatecnólogos -Faculdade de Tecnologia de São Paulo