Escola de futebol feminino em São José dos Campos conecta mulheres ao esporte

Quero Jogar Futebol Feminino incentiva a prática esportiva entre as mulheres da região do Vale do Paraíba


Fundado em 2015 e localizado em São José dos Campos, o Quero Jogar Futebol Feminino é um projeto criado para incentivar a prática esportiva entre as mulheres, em especial o futebol, com os principais objetivos de ensinar, inspirar e conectar mulheres para que pratiquem esportes. O Quero Jogar Futebol Feminino está em quatro espaços diferentes: Vila Nair, Urbanova, Jardim Morumbi e Jardim Diamante, sendo que cada local possui em média 5 mil m², e contempla quadras de futebol Society, areia e lugar para eventos. Atualmente, o projeto conta com 10 turmas para adultas, de todos os níveis e 2 turmas para meninas a partir dos quatro anos de idade.

"A criação do Quero Jogar Futebol Feminino vem do sonho de ter o esporte cada vez mais presente entre as mulheres. E a partir disso buscamos criar um ambiente onde de fato nos sentimos em casa, e percebemos que isso vem ressignificando o esporte para o público feminino em toda região. Aqui, jogar é sinônimo de diversão, amizades, liberdade, sem julgamentos por performance ou estética que nos afastam do verdadeiro prazer de praticar esporte" conta Priscila Gregati, idealizadora e criadora do projeto.

O esporte e o incentivo do feminino no Brasil

A pesquisa realizada da Women's Sports Foundation (2020), "Mulheres no esporte: desigualdade de oportunidades" reafirma que as mulheres enfrentam desigualdades de oportunidade em termos de acesso ao esporte desde a infância, com oportunidades e incentivos inferiores aos meninos para praticarem exercícios

No Brasil, o esporte feminino ainda está em expansão. O "Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Atividades Físicas e Esportivas e Desenvolvimento Humano" (2021) organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostra que, no país, a probabilidade de homens praticarem esportes é 28% maior do que as mulheres. O estudo aponta duas principais causas para essa disparidade: questões relacionadas a gênero, que relaciona a prática esportiva somente para homens; e a falta de locais e investimentos públicos e/ou privados para incentivo das mulheres praticarem esportes.

A sede do Quero Jogar Futebol Feminino está localizado na Rua Dinamarca, 29 - Vila Nair, São José dos Campos e tem turmas para todas as idades e níveis, desde o básico até o avançado. Além disso, o projeto participa e promove eventos visando a competição saudável entre times compostos exclusivamente por mulheres.

Para mais informações clique aqui.