O Taubaté Handebol foi campeão da primeira edição da Supercopa do Brasil de Handebol Masculino, ao vencer o rival Esporte Clube Pinheiros por 29 a 19, neste domingo (31). A final foi disputada no ginásio da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em Brasília, e marcou mais uma conquista para o esporte taubateano.
Durante a competição, o Taubaté Handebol demonstrou grande desempenho técnico. Na fase classificatória, garantiu a liderança do Grupo B e na semifinal, venceu o Nacional-SC em uma partida emocionante, com gol decisivo nos últimos segundos, que assegurou a vaga na decisão do campeonato.
Na final, o equilíbrio marcou os primeiros minutos, mas o Taubaté fechou o primeiro tempo com vantagem de 14 a 10. No segundo tempo, a equipe manteve e ampliou a diferença, garantindo o título inédito com um placar de 29 a 19 contra o grande rival, o Pinheiros.
Além da conquista do título, o Taubaté Handebol foi a equipe com maior destaque individual na competição. O time teve cinco atletas eleitos como os melhores da Supercopa, incluindo Lucas Papai (goleiro), Gustavo de Andrade (armador esquerdo e melhor jogador da competição) e Gabriel Rosa (armador direito). O técnico André Silva também foi eleito o melhor treinador do torneio, pela excelência do trabalho desenvolvido pela equipe.
A equipe, que representa Taubaté nas principais competições nacionais e internacionais, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, com investimentos do Fadat (Fundo de Apoio ao Desporto Amador de Taubaté).
Próximos desafios
Com essa conquista, o Taubaté Handebol reafirma sua posição entre as principais equipes do país. O título da Supercopa se soma a um histórico vitorioso que já inclui oito títulos sul-americanos, oito títulos do Campeonato Brasileiro e sete conquistas do Campeonato Paulista.
A equipe agora volta suas atenções para os próximos desafios da temporada, incluindo o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro e o Sul-Centro de Clubes, que será disputado entre maio e junho, em Santiago, no Chile.