Doze novos radares de fiscalização eletrônica começaram a funcionar no Vale do Paraíba e região a partir desta terça-feira (23), segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP). Em Pindamonhangaba, os equipamentos estão na Avenida Manoel César Ribeiro (SPA 092/060 - km 2,269) e na Avenida Luiz Dumont Villares (SPA 085/060 - km 0,962), ambos com limite de velocidade de 60 km/h.
No total, 50 pontos foram liberados nesta fase em todo o estado. A ação faz parte do pacote de 649 novos radares que estão sendo implantados nas rodovias estaduais, dos quais 89 serão destinados ao Vale e região.
O DER informou que os demais locais de Pindamonhangaba ainda seguem em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de começarem a registrar infrações. Com o novo lote em operação, o estado passa a contar com 241 radares ativos.
A definição dos pontos levou em conta fatores como histórico de acidentes, excesso de velocidade, condições da via, pontos críticos e até áreas de travessia de fauna.
Segundo o presidente do DER-SP, Sergio Codelo, a medida busca aumentar a segurança viária e reduzir acidentes. "A instalação de radares reforça o compromisso do governo de São Paulo com a segurança nas rodovias e a meta de reduzir acidentes a zero", afirmou.