Nessa quarta-feira (27), a partir das 13h30, 122 alunos da EMEI Dolores Barreto Coelho, Vila Aparecida irão participar do "Educando em Saúde com Amor: Hospital do Ursinho" com a parceria com os projetos "Cartas Perdidas" e "Companhia da Alegria".
Essa edição especial trará o tema natalino para as crianças da escola, com a presença de Papai Noel e distribuição de brindes para os alunos.
O "Hospital do Ursinho", coordenado pelas professoras Stella Zöllner e Silvia Pereira é um projeto de extensão da Universidade de Taubaté, que atua desde 2007 trabalhando o medo e a ansiedade das crianças em relação ao contato com profissionais de saúde. Um hospital fictício é reproduzido na escola visitada e ursinhos de pelúcia e outros brinquedos são os pacientes e as crianças são seus pais e mães que levam seus filhos para a consulta com médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos entre outros profissionais de saúde personalizados por estudantes universitários participantes do projeto.
"Cartas Perdidas" é um projeto idealizado pelo jornalista e escritor Guilhermo Codazzi. Iniciado em 2012 como um projeto de literatura, hoje tem como objetivo levar palavras de amor ao próximo, carinho e acolhimento para pessoas que estejam em abrigos, hospitais, população de rua, orfanatos, escolas e UTI neonatais.
"Companhia da Alegria" foi criada no ano 2000 pelo Dr. João Carlos Diniz, professor do Curso de Medicina da Unitau. Tem como meta proporcionar aprendizagem coletiva e ludicidade para o público infantil, principalmente crianças hospitalizadas e em orfanatos/creches, através da conversação, jogos, brinquedos e afeto. Considera essencial o ato de brincar para a saúde física, emocional e intelectual, contribuindo também para o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da socialização, da iniciativa e da auto estima das crianças.