Com 95,7% dos votos válidos, a Chapa Única, encabeçada por Claudio Batista, conhecido como Claudião da Volks, foi eleita para a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e região, para a gestão 2017/2017. A votação aconteceu entre os dias 9 e 11 de outubro e o resultado foi publicado em edital nesta quinta-feira (12).
Apesar de ter apenas uma chapa concorrendo ao pleito, a eleição foi uma das mais participativas, o que credencia a nova direção da entidade e representa a renovação que os trabalhadores tanto queriam.
A Chapa Única reúne membros das quatro chapas que receberam o voto dos trabalhadores no primeiro turno das eleições. Neste segundo turno, foram escolhidos os membros do Conselho de Direção Executiva, Direção Executiva e Conselho Fiscal da entidade.
A diretoria eleita conta com uma renovação dos seus integrantes, reunindo a experiência de lideranças que se destacaram nos movimentos da categoria.
Para Claudio, agora é o momento de realizar um planejamento, organizar o Sindicato, fortalecer a unidade entre todos os diretores e resgatar a confiança dos trabalhadores na entidade. “Nos precisamos estar preparados para avançar com as lutas pelos direitos dos trabalhadores diante das Reformas Trabalhista e Previdenciária”.
O processo eleitoral traduziu o desejo dos metalúrgicos de Taubaté e da região em buscar um trabalho transparente, ético e competente à frente da entidade.
A posse da nova diretoria está prevista para o dia 21 de novembro de 2017.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região é a maior entidade sindical filiada à CUT no Vale do Paraíba, com mais de 20 mil trabalhadores em sua base territorial.
Quem é?
Claudio Batista, conhecido como Claudião, trabalha na Volkswagen há 22 anos. Na infância, o líder da Opinião Metalúrgica foi ativista estudantil, tendo atuado na UNE (União Nacional dos Estudantes) e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Ele também foi presidente do Diretório Central dos Estudantes, da Unip. Claudião foi ex-secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e ex-coordenador da CUT Vale do Paraíba, além de ter participado da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) por quatro mandatos.
O metalúrgico é formado em administração de empresas pela Unip, economia sindical pela Unicamp e comércio exterior também pela Unip. Claudião possui pós-graduação em comunicação e marketing político pela Unitau.
Resultado / Integrantes eleitos
Direção executiva
Presidente: Claudio Batista da Silva Júnior (Claudião) – Montagem/Volks
Vice Presidente: Fabiano Ribeiro Uchôas – CSE/GE
Secretário-geral: Aldrey Allan Candido (Piu) – Montagem/Volks
Secretário-geral adjunto: Tiago Augusto Miranda de Lima – BRC/LG
Secretário de administração e finanças:Juarez Estevam Ribeiro – Usinagem/Onesubsea
Secretário de administração e finanças adjunto: Celso Ricardo dos Santos – Montagem/Gestamp I
Secretário de Organização: José Afonso Reis – CSE/Gestamp
Secretário de Organização Adjunto: Raimundo Dias Pires (Baiano – Armação/Volks)
Secretário de Formação: Edenilson Andrade de Abreu (Liu) – SM
Conselho da Direção Executiva:
Rodrigo Biscaro Mansur (Rodrigão) - Onesubsea
Ivan Roberto Gonçalves Ramiro – Logística/Gestamp II