A Suzano foi um dos destaques no ranking TOP 100 Open Corps 2021, que analisa as empresas mais engajadas no ecossistema de Inovação Aberta. A companhia garantiu a primeira colocação na categoria de Papel e Celulose e também está entre as 10 principais empresas do levantamento geral, conquistando 19 posições em relação ao ranking de 2020. O anúncio dos destaques do ano foi realizado nesta segunda-feira, durante a programação da Oiweek.
O ranking, promovido anualmente pela 100 Open Startups, é formado com base nos relacionamentos de open innovation - Inovação Aberta - registrados pelas empresas e/ou pelas startups parceiras. Após validação e auditoria, os negócios estabelecidos contam pontos. Na edição 2021, foram registrados ao todo 26.348 relacionamentos, sendo 3.334 empresas com contratos de open innovation válidos. O ranking avaliou 25 categorias, premiando as TOP 5 de cada uma.
Atualmente, a Suzano tem mais de 45 projetos simultâneos em parcerias com startups ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a área Florestal até Inteligência de Mercado, cada qual em uma fase de execução. Somente em 2020, a companhia interagiu com mais de 600 startups em todo o mundo, por meio de conexões pontuais, eventos e programas de aceleração. Além disso, a Suzano possui uma Academia Digital de Inovação Aberta e conta com a participação de mais de 20 embaixadores e embaixadoras responsáveis pela Jornada de Open Innovation Ágil na empresa, além de um Programa de Mentoria de Startups.
Criada em 2016, a 100 Open Startups é uma plataforma de colaboração para a inovação a partir da geração de negócios entre grandes empresas e startups, e conta com mais de 9.400 relacionamentos de negócios validados.