Os blogs fizeram um grande sucesso durante um período da internet antes de as redes sociais se popularizem. Os domínios tinham uma característica mais pessoal e podiam servir como diários públicos para os seus usuários.
Com o passar do tempo, o caráter pessoal dos blogs foi ficando de lado, fazendo com que eles ganhassem um espaço maior para ser instrutivos ou até mesmo corporativos, como uma maneira de as empresas selecionarem temas e abrirem conversas com seus clientes, seja para ampliar as vendas online ou para melhorar o conhecimento da marca.
Para ter mais chances de sucesso com um blog, no entanto, é importante seguir algumas recomendações de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias e ações para posicionar uma página entre os primeiros resultados nas pesquisas orgânicas dos mecanismos de buscas.
Veja abaixo algumas recomendações de SEO para posicionar melhor as páginas de blog:
Topic clusters
Os topic clusters são uma estratégia que prevê a construção de uma rede de conhecimento a partir de alguns pontos. A partir da ideia de "cluster" como um agrupamento de artigos sobre um determinado assunto, os topic clusters precisam de páginas que são pilares e mais introdutórias sobre o tema, mas que se subdividem e levam a outras páginas (ou artigos).
Assim, o uso de linkagem interna no blog é altamente aconselhável, construindo uma rede de conhecimento e oferecendo ao leitor mais informações relevantes sobre o tema.
Utilize palavras-chave
Ao escolher um tema para escrever, tente saber quais são as formas que as pessoas buscam sobre aquilo, além de conteúdos relacionados. As palavras-chave, além de facilitarem a localização do seu conteúdo pelos buscadores e algoritmos, podem ajudar a construir uma arquitetura da informação e definir quais são as informações que devem estar na publicação.
Ao usar as palavras-chave, deixe-as em negrito e coloque-as em destaque também nos H1, H2, H3 e em outras posições importantes para o texto. Isso ajuda o algoritmo a definir o seu conteúdo como relevante e também faz com que o leitor encontre facilmente o que ele procura.
Tenha poder de concisão
Na internet, você compete pela atenção do usuário. Além de outros blogs, os conteúdos podem ser oferecidos em vídeos, podcasts e muitos outros formatos, que vêm se popularizando ao longo dos anos. Por isso, se você conseguir ser conciso, aumentará as chances de conquistar a atenção do leitor.
Evite a prolixidade e destaque as informações mais importantes, dando dicas de como encontrar mais sobre o assunto, para que seus leitores avaliem melhor o conteúdo.