Dados registrados pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) indicam que houve redução de 50% no índice de óbitos no trânsito das vias municipais de Taubaté no período de janeiro a outubro de 2019 quando comparado ao ano passado. Foram 18 óbitos em 2018 contra 9 neste ano nessas vias.
Com relação ao número total de óbitos, considerando as vias municipais e rodovias estaduais e federais que cortam o município, a queda foi de 25%, com redução de 40 para 30 óbitos.
Essa redução é reflexo das ações da Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté, que realiza um trabalho permanente de educação para o trânsito com orientação para munícipes, escolas e empresas; serviços de adequação e revitalização da sinalização viária; e devido ao trabalho ostensivo nas ações de fiscalização de trânsito e no monitoramento através das câmeras do COI.
Diversas ações também vêm sendo implantadas por meio de convênio firmado com o Detran/SP pelo Programa Respeito à Vida, tais como a adequação e implantação de lombadas e lombofaixas, a implantação de tachas e tachões, ações de educação de trânsito e de fiscalização com "bafômetro".