A forte chuva que atingiu São Luiz do Paraitinga entre domingo e segunda-feira provocou alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra em diversos bairros do município. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Luiz Antunes de Oliveira, o volume acumulado chegou a 363 milímetros, considerando a faixa entre Cunha e São Luiz do Paraitinga.
Nesta quarta-feira, o Rio Paraitinga está com 3,14 metros de altura, o que representa 1,94 metro acima do nível normal. Confira:
O rio transbordou e houve alagamento na Rua dos Presottos, seguido pela Rua Ailton Rangel Presotto e pela Rua Benedito Pião Sobrinho. Apesar dos transtornos, ninguém precisou deixar as casas e não houve registro de feridos.
Segundo a Defesa Civil, também foram registradas muitas quedas de árvores nos bairros Dos Pimentas, Orris, Santa Cruz e Bom Retiro. No bairro Cedro, moradores ficaram sem energia elétrica na segunda-feira após a queda de uma árvore atingir a rede elétrica, mas o fornecimento já foi restabelecido e, no momento, não há bairros sem energia.
Também houve deslizamentos de terra, inclusive com presença de rochas, nos bairros Santa Cruz, Barra, Bom Retiro, Pimentas e Rio Acima. As estradas apresentam trechos precários, e a prefeitura atua com máquinas para desobstrução e manutenção das vias.
A Defesa Civil segue monitorando as áreas atingidas e informou que, até agora, não há necessidade de retirada de moradores.