O Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba recebeu reforço das equipes de São Sebastião e Ubatuba para combater os incêndios de vegetação no Morro do Chocolate e em Martim de Sá. Militares que estavam de folga também foram convocados para ajudar na contenção das chamas.
A Prefeitura de Caraguá disponibilizou um caminhão pipa para apoiar a operação. Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros, todas as residências foram preservadas e protegidas, que é o principal objetivo da ação: evitar vítimas.
Na manhã desta quarta-feira (30/7) estava prevista a troca das equipes. O helicóptero Águia chegou a ser acionado na terça-feira, mas devido ao horário do pôr do sol, não foi possível o apoio imediato. A aeronave está baseada em São José dos Campos.
As equipes permaneceram durante a noite em pontos estratégicos para garantir a segurança da população. Como as chamas estão em áreas de difícil acesso a pé, o helicóptero Águia foi acionado para apoiar a extinção desses focos nesta quarta-feira.
A aeronave depende de boa visibilidade para descer a serra, e condições como neblina podem impedir a operação. O Corpo de Bombeiros segue monitorando e protegendo as residências, pedindo calma e paciência à população.
Reafirmam que todos os meios e recursos estão sendo utilizados para solucionar o incêndio, sem comprometer outros atendimentos na região. Em caso de novos focos, a orientação é ligar para o número 193.