Para celebrar o mês das crianças, a rede cidade de comunicação e cidadania/tv cidade levou sessões de cinema para quatro unidades de ensino básico em taubaté. o filme exibido foi "as aventuras de guigo - a cigarra e a formiga", dirigido por wladimir pereira e guilherme martins, da companhia blasfêmeas produções independentes.
a iniciativa faz parte do projeto "cinema por toda parte infantil", que teve início na quarta-feira, 8 de outubro, na emei "prof. paulo camilher florençano", no bairro água quente. na unidade voltada à primeira infância, uma das salas foi adaptada como cinema para as crianças das primeiras e segundas etapas. cerca de 120 alunos assistiram à produção taubateana em sessões nos períodos da manhã e da tarde.
na quinta-feira, 9 de outubro, o projeto seguiu para a emei "profa. inês aparecida damasceno vanzella", na esplanada santa terezinha. aproximadamente 80 estudantes participaram das sessões, que também contaram com uma sala transformada em cinema. a direção e coordenação pedagógica aproveitaram a oportunidade para abordar temas como economia, solidariedade e pertencimento. até ingressos personalizados foram produzidos para a entrada das crianças.
na sexta-feira, 10 de outubro, foi a vez dos alunos da emei "profa. gilda maria bastos abud indiani", no bairro são gonçalo. o anfiteatro da escola recebeu os 152 estudantes das duas etapas, que assistiram ao filme em um momento de integração entre os turnos. o destaque ficou por conta da participação animada das crianças durante a canção da cigarra, com o refrão "trilili, tralalá".
o projeto foi encerrado na segunda-feira, 13 de outubro, na emei "dr. josé dirceu de castro carneiro", no jardim santa tereza. a equipe do "cinema por toda parte infantil" organizou uma sessão especial para os 138 alunos da unidade, que também contou com uma sala adaptada para exibição.
o "cinema por toda parte infantil" é realizado por meio de emendas impositivas municipais, com produção da rede cidade de comunicação e cidadania/tv cidade e coprodução dos pontos de cultura caipira filmes, kilometrarte, coletivo de cinema da cidade, alfa produções, felício neto, escola de mídia comunitária, pontão da rede e frenvatec.