Defesa Civil de São Sebastião alerta para ventos de até 50 km/h e acumulados de 250mm

Confira mais informações


A Defesa Civil de São Sebastião, alerta a população para mudança brusca no tempo a partir desta quinta-feira (21). A chegada de uma frente fria pode trazer chuvas e ventos fortes, além de uma queda de até 9ºC nos termômetros do município.

O alerta vale para parte do Litoral Norte e Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, pegando toda a faixa litorânea do Rio de Janeiro e alcançando o extremo sul do Espírito Santo. A previsão é que a virada no tempo aconteça no fim da tarde de quinta-feira até sábado (23).

Em São Sebastião, há possibilidades de ventos de até 50 km/h, além de uma precipitação que pode ultrapassar os 250mm em algumas áreas. Com isso, há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e enxurradas.

Além dos ventos e chuvas fortes, São Sebastião deve sofrer também uma queda abrupta nas temperaturas. Nesta quinta, a máxima deve chegar aos 36ºC, enquanto na sexta (22), não deve ultrapassar os 27ºC, uma diferença de pelo menos 9ºC. A mínima deve oscilar entre 25ºC e 22ºC nesses dias.

Por conta dessas possibilidades, a Defesa Civil de São Sebastião já está atenta e de prontidão acompanhando as mudanças climáticas. Entre as medidas do órgão, está o acionamento do Plano de Contingência (PLANCON), que tem o objetivo de orientar e minimizar os estragos de causas naturais, especialmente nas áreas mais vulneráveis.

Até o dia 31 de março, o órgão também mantém em vigência o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).

Em casos de emergência, a população pode acionar os órgãos de Defesa do município, por meio do telefone 199, da Polícia Municipal (153) ou Corpo de Bombeiros (193).