A EDP informou que o ciclone extratropical que atingiu sua área de concessão, com ventos superiores a 85 km/h, elevou expressivamente o nível de criticidade do sistema elétrico. Entre os dias 28 e 29 de julho, foram registrados três novos eventos climáticos, totalizando mais de 3 mil ocorrências em toda a região. Até o momento, mais de 99% dos clientes da distribuidora já contam com o fornecimento de energia normalizado.
No Litoral Norte, os municípios mais afetados foram Caraguatatuba e São Sebastião, onde mais de 95% dos clientes já tiveram a energia restabelecida. As principais ocorrências nessas regiões envolvem quedas de árvores, galhos e objetos sobre as redes elétricas, situações que exigem maior tempo para reparos devido à complexidade.
Apesar da significativa redução no número de clientes impactados, a companhia mantém atuação ininterrupta, ampliando em dez vezes o número de equipes dedicadas aos reparos. Profissionais de outras regiões não afetadas também foram deslocados para somar esforços. Os trabalhos são realizados em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Em situações com grande volume de ocorrências como esta, o planejamento estratégico da EDP prioriza o atendimento a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, asilos e demais casos que possam representar risco à vida. A concessionária reforça a recomendação para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou fios caídos, mantendo a segurança como prioridade.
Em caso de qualquer ocorrência relacionada à rede elétrica, a EDP pode ser acionada pelos seguintes canais:
Sobre a EDP América do Sul O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Nesta última, opera nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além do desenvolvimento e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos avaliados em R$ 41 bilhões ? a segunda maior operação do grupo. A empresa conta com mais de 12 mil funcionários diretos e terceirizados.
No Brasil, a EDP oferece soluções energéticas para o mercado B2B, incluindo geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Sua distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e Espírito Santo.
Reconhecida pela excelência em ESG, a EDP foi eleita a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de integrar o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e América do Sul, recebeu o prêmio Top Employer 2024 e foi eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.