EDP intensifica reparos após ciclone extratropical e normaliza fornecimento de energia

Mais de 99% dos clientes já têm energia restabelecida após ventos fortes que causaram milhares de ocorrências na área de concessão


A EDP informou que o ciclone extratropical que atingiu sua área de concessão, com ventos superiores a 85 km/h, elevou expressivamente o nível de criticidade do sistema elétrico. Entre os dias 28 e 29 de julho, foram registrados três novos eventos climáticos, totalizando mais de 3 mil ocorrências em toda a região. Até o momento, mais de 99% dos clientes da distribuidora já contam com o fornecimento de energia normalizado.

No Litoral Norte, os municípios mais afetados foram Caraguatatuba e São Sebastião, onde mais de 95% dos clientes já tiveram a energia restabelecida. As principais ocorrências nessas regiões envolvem quedas de árvores, galhos e objetos sobre as redes elétricas, situações que exigem maior tempo para reparos devido à complexidade.

Apesar da significativa redução no número de clientes impactados, a companhia mantém atuação ininterrupta, ampliando em dez vezes o número de equipes dedicadas aos reparos. Profissionais de outras regiões não afetadas também foram deslocados para somar esforços. Os trabalhos são realizados em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Em situações com grande volume de ocorrências como esta, o planejamento estratégico da EDP prioriza o atendimento a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, asilos e demais casos que possam representar risco à vida. A concessionária reforça a recomendação para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou fios caídos, mantendo a segurança como prioridade.

Em caso de qualquer ocorrência relacionada à rede elétrica, a EDP pode ser acionada pelos seguintes canais:

  • Site: www.edp.com.br

  • Aplicativo EDP Online

  • WhatsApp: (11) 93465-2888

  • Central de Atendimento: 0800 721 0123

Sobre a EDP América do Sul
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Nesta última, opera nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além do desenvolvimento e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos avaliados em R$ 41 bilhões ? a segunda maior operação do grupo. A empresa conta com mais de 12 mil funcionários diretos e terceirizados.

No Brasil, a EDP oferece soluções energéticas para o mercado B2B, incluindo geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Sua distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e Espírito Santo.

Reconhecida pela excelência em ESG, a EDP foi eleita a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de integrar o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e América do Sul, recebeu o prêmio Top Employer 2024 e foi eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.