A estação de transmissão dos canais de TV e de Rádio de Pindamonhangaba, localizada no Pico do Itapeva, recebeu uma inspeção técnica do setor de engenharia elétrica e de telecomunicações do Ministério das Comunicações na última sexta-feira (12). A ação teve como objetivo avaliar as condições estruturais do local para futura instalação de equipamentos do Programa Brasil Digital.
Além da vistoria nas instalações do Pico do Itapeva, os técnicos também realizaram medições técnicas na Prefeitura de Pindamonhangaba e na Câmara de Vereadores, locais que, segundo o Ministério das Comunicações, podem receber parte dos equipamentos de transmissão e dados do Governo Federal.
A iniciativa integra uma das etapas coordenadas pela Empresa Brasil de Comunicações (EBC) nos abrigos das estações e nos setores de comunicação dos municípios contemplados com novos canais públicos, como é o caso de Pindamonhangaba.
Durante a inspeção, o engenheiro Ricardo Alves da Silva realizou a avaliação técnica da estrutura do abrigo e da torre, com o objetivo de elaborar um relatório técnico que será encaminhado ao Ministério das Comunicações. A vistoria foi acompanhada pelo diretor de Rádio e TV da Prefeitura, Odirley Pereira, pelo analista de comunicação da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Pinto, além de membros da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pelas obras de reforma no local.
Segundo Odirley Pereira, a vistoria segue um procedimento padrão do Governo Federal. "A inspeção é um procedimento habitual do Ministério das Comunicações para verificar se os locais indicados pelos municípios possuem condições estruturais adequadas para receber investimentos e equipamentos. Durante a visita, fornecemos todas as informações técnicas necessárias, inclusive sobre o andamento da reforma, que agora depende apenas de intervenções elétricas pontuais e melhorias na torre", explicou.
A previsão do engenheiro Ricardo Alves da Silva é concluir os relatórios técnicos até o fim desta semana, permitindo que o Ministério inicie as análises necessárias antes da produção dos transmissores de TV destinados à Prefeitura e à Câmara Municipal. Durante a inspeção, também foram realizadas imagens aéreas do local para complementar o levantamento técnico.
O secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, destacou a importância do projeto para a cidade. "Os canais de Pindamonhangaba vão contribuir para a divulgação de ações educativas, serviços de utilidade pública, audiências públicas, fóruns sociais e a prestação de contas da administração municipal, levando informação de qualidade à população, que é um dos compromissos da gestão do prefeito Ricardo Piorino", afirmou. Ele reforçou ainda o objetivo da administração de manter uma comunicação transparente, eficiente e socialmente responsável.