Explosão e fumaça branca geram mobilização dos Bombeiros na BASF em Guaratinguetá

A movimentação foi percebida após moradores ouvirem um estrondo e observarem a formação de uma nuvem branca na região da fábrica.


Moradores próximos à unidade da BASF, em Guaratinguetá, relataram na noite desta sexta-feira (8) terem ouvido uma forte explosão, seguida pelo aparecimento de uma densa fumaça branca. A movimentação gerou preocupação e levou várias pessoas a entrarem em contato com autoridades.
 
 
 
O Corpo de Bombeiros de Guaratinguetá confirmou que foi acionado para atender a ocorrência e enviou equipes ao local. Até o momento, não há informações sobre feridos, danos ou a causa do incidente.
 
ATUALIZAÇÃO (09.08.2025 - 10h13)
 
A Basf entrou em contato com a redação do portal AgoraVale e esclareceu o ocorrido, segue nota na íntegra: 
 
Nesta sexta-feira, 8 de agosto, a Styropek - empresa localizada no Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá - identificou, durante um de seus processos produtivos, a necessidade de expulsar o conteúdo de um reator para garantir a segurança operacional. Não houve qualquer explosão: o som ouvido na vizinhança foi resultado do acionamento de um dispositivo de segurança. 
 
Durante o procedimento, houve liberação de vapor de água e produto com odor característico, porém sem qualquer risco à saúde. A situação foi prontamente controlada e não representa qualquer dano às pessoas ou ao meio ambiente.