O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizará na próxima terça-feira (15), a verificação anual obrigatória dos taxímetros em Pindamonhangaba, já com a mudança de tarifa.
A ação é destinada a todas as categorias de táxi e acontecerá na avenida Carlos de Castro, próximo ao número 939, no bairro Mombaça.
Para participar da verificação, os taxistas devem agendar atendimento no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento da taxa. Sem o agendamento e a quitação do valor, a verificação não será realizada. O não comparecimento pode gerar penalidades.
Além disso, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Alvará de estacionamento da prefeitura válido;
Certificado de registro e licenciamento do veículo (categoria aluguel);
Certificado da última verificação do Ipem-SP;
GRU quitada;
Ordem de Serviço de oficina credenciada e autorizada pelo Ipem-SP.
A verificação garante que o valor cobrado no taxímetro esteja de acordo com o tempo e distância percorridos, promovendo confiança na relação entre motoristas e passageiros. O procedimento também verifica o estado do equipamento, lacres e condições dos pneus.
A fiscalização será feita pela equipe da regional do Ipem-SP em São José dos Campos. Em 2024, mais de 56 mil taxímetros foram verificados em todo o estado de São Paulo.
Para os passageiros
O consumidor pode identificar se o taxímetro passou pela verificação do Ipem-SP observando o lacre amarelo e o selo do Inmetro. Se o lacre estiver rompido, a recomendação é não aceitar a corrida.
O valor da bandeira é definido pela prefeitura de cada município, e é importante que o passageiro fique atento ao horário correto de uso das bandeiras "um" e "dois" para não pagar mais caro indevidamente.