Ipem-SP participa da Operação Desmonte em Caraguatatuba e São Sebastião

Ação integrada resultou na prisão de suspeitos, apreensão de cobre furtado e interdição de estabelecimentos irregulares


O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) participou, na quinta-feira (28/8), da Operação Desmonte, realizada em Caraguatatuba e São Sebastião, no Litoral Norte. A ação integrou uma força-tarefa com o objetivo de coibir furtos e receptação de cabos e fios de cobre, intensificando a fiscalização em ferros-velhos e empresas de reciclagem.

A operação contou com apoio das Prefeituras Municipais, Polícia Civil, Polícia Militar, Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), fiscais de posturas, guardas municipais, além da Concessionária Tamoios, Vivo e EDP São Paulo.

Durante as fiscalizações, a equipe do Ipem-SP vistoriou três balanças utilizadas no comércio de sucatas e recicláveis, sendo duas reprovadas por não apresentarem portaria de aprovação. Ao todo, duas pessoas foram presas em flagrante por receptação de fios de cobre furtados, e um indivíduo foi indiciado por furto. Foram apreendidos cerca de 30 quilos de cobre, balanças e outros objetos ilícitos, resultando na interdição de estabelecimentos irregulares. Os suspeitos foram encaminhados para audiência de custódia.

O superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, destacou a importância da atuação conjunta:

"A participação do Ipem-SP nesta operação reforça nosso compromisso com a legalidade. A atuação integrada com as Prefeituras de Caraguatatuba e São Sebastião mostra a importância da união entre os órgãos públicos no combate a irregularidades."

A ação foi conduzida pela Unidade Regional de Santos (RSANT) do Ipem-SP e reforça o compromisso do instituto em promover a ordem pública, a segurança e a tranquilidade da população.

A Ouvidoria do Ipem-SP está disponível para denúncias e dúvidas pelo telefone 0800 013 0522 (segunda a sexta, das 8h às 17h), e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br, ou pelo site www.ipem.sp.gov.br.