Quase 30 mil imóveis ficaram sem energia no Vale do Paraíba em 2025 por causa de pipas nas redes elétricas

O número que representa um aumento de 29,7% em comparação ao mesmo período de 2024.


Brincar de pipa é uma atividade popular, especialmente no período das férias escolares, mas quando praticada perto da rede elétrica, pode causar sérios transtornos. Só no primeiro semestre de 2025, mais de 29,7 mil residências, comércios e indústrias do Vale do Paraíba foram afetados por interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas enroscadas nos cabos da EDP, distribuidora responsável pela região.
 
 
Segundo levantamento da empresa, foram registradas 490 ocorrências desse tipo, número que representa um aumento de 29,7% em comparação ao mesmo período de 2024.
 
De acordo com Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP, o risco vai muito além do prejuízo elétrico. "O contato das pipas com a fiação representa um risco enorme de acidentes, que pode até levar à morte, além de causar grande impacto ao fornecimento de energia. As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos. Além disso, caso a pipa fique enroscada nos cabos elétricos, nunca tente resgatá-la", alerta.
 
Mesmo com o apoio da tecnologia do Centro de Operação Integrado (COI), que permite manobras automáticas para restabelecer parte do fornecimento, na maioria das ocorrências é necessário deslocar equipes até o local. Os profissionais precisam retirar a pipa, limpar a rede e consertar os danos, o que obriga a suspensão temporária do serviço por questões de segurança.
 
Conscientização nas ruas
 
A EDP também aposta na prevenção com a Van da Boa Energia, uma unidade móvel que percorre bairros levando orientações sobre o uso seguro da energia elétrica e realizando atendimentos similares aos das agências presenciais. A ação educativa inclui atividades interativas e dicas práticas para evitar acidentes.
 
Dicas para brincar com segurança
 
1. Solte pipas apenas em áreas abertas, como praças e campos, longe de redes elétricas, postes e antenas;
2. Nunca tente resgatar pipas presas em cabos de energia;
3. Não jogue objetos nos fios na tentativa de soltá-las;
4. Cerol e linha chilena são proibidos e perigosos ? além de causarem acidentes, podem danificar a rede elétrica.
 
Em casos de risco, a orientação é manter distância, isolar o local e acionar a EDP pelos canais de atendimento gratuitos, disponíveis 24 horas:
 
0800 721 0123
www.edponline.com.br
Aplicativo EDP Online
WhatsApp: (11) 93465-2888