Taubaté tem 866 vagas disponíveis em creches, e fila de espera por vagas localizadas soma 34 crianças

São, ao todo, 14 bebês que aguardam vagas no berçário; quatro crianças por vagas no Maternal I; e 16 crianças do Maternal II


A Prefeitura de Taubaté atualizou nesta sexta-feira (14) a lista de espera por vagas na educação infantil da rede municipal, que agora soma 34 crianças. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 401 crianças aguardavam uma vaga, houve uma redução de 91%.

Dos 34 nomes na lista atual, 14 são bebês que aguardam vagas no berçário, quatro esperam por vagas no Maternal I e 16 no Maternal II. Na atualização anterior, realizada em fevereiro deste ano, o número de crianças na fila era de 141.

Embora atualmente existam 866 vagas disponíveis nas creches municipais ? sendo 266 para o Berçário, 318 para o Maternal I e 282 para o Maternal II ?, as demandas da lista de espera se referem a bairros específicos.

A Secretaria de Educação de Taubaté segue buscando alternativas para zerar a fila de espera e estuda novas possibilidades com o apoio de uma comissão de trabalho. A lista completa e atualizada pode ser acessada no site oficial da Prefeitura, por meio do link: Lista de Espera para Matrículas.

Critérios para Cadastro

A lista divulgada segue as diretrizes estabelecidas pelo Decreto Nº 15.965/2024, que regula o cadastramento, mapeamento, classificação e matrícula na Educação Infantil. Entre os principais critérios para priorização estão:

  • Criança em situação de acolhimento institucional;
  • Solicitação por órgãos de assistência social em articulação com a EADE (Equipe de Atenção à Diversidade Escolar) Pertença;
  • Crianças público-alvo da Educação Especial, após análise multidisciplinar do NAPE;
  • Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
  • Mãe ou responsável legal trabalhador;
  • Ordem cronológica do cadastro.