Caçapava vai implantar Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura

Com a implementação do programa, a população será orientada com campanhas de conscientização e educação ambiental


Danoso ao meio ambiente, óleo de cozinha usado é um dos principais desafios para administrações sustentáveis. De acordo com vários estudos, o potencial de poluição desse tipo de descarte doméstico é tanto que, apenas um litro de óleo é o bastante para contaminar um litro de água.

 Com essa preocupação, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Caçapava firmou no último dia 25  uma parceria com a Sabesp e a Luan Recuperadora e Reciclagem de Óleo Vegetal. O objetivo é implantar em Caçapava o PROL - Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura, desenvolvido pela Sabesp em outros municípios.

Com a implementação do programa, a população será orientada com campanhas de conscientização e educação ambiental. O objetivo é o de sensibilizar a população e as empresas a fazerem o descarte correto do óleo de cozinha usado. Além disso, serão colocados novos pontos de coleta para o descarte do óleo.

O município já possui uma parceria com a Luan, empresa que recolhe o óleo descartado nos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) e, depois de tratá-lo, repassa esse material à Petrobras para a produção de biodiesel e/ou glicerina.

Com a Sabesp na parceria, deve aumentar o recolhimento, trazendo benefícios para ambos os lados. Para a Sabesp, o óleo destinado corretamente deixará de ser descartado nas redes de águas pluviais, evitando prejuízos tanto ambientais quanto econômicos no processo de tratamento das águas.

Desde o dia 21, representantes do PEV e da Luan estão cadastrando as empresas do município para que participem do descarte correto, entregando o óleo usado para o recolhimento da empresa. Em contrapartida, o comerciante recebe um certificado de destinação final atestado pela Cetesb e Ibama.

Somente em dois dias de cadastramento, a Luan recolheu 360 litros de óleo de empresas parceiras que aderiram ao programa. A expectativa é que cerca de 40 empresas sejam cadastradas em Caçapava.