EDP implanta sistema solar de energia e substitui lâmpadas por LED

Foram contemplados os Institutos Federais de ensino em Guarulhos, Jacareí e Suzano


O Instituto Federal de São Paulo - IFSP instalado em Jacareí foi contemplado com a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética - PEE - da EDP, distribuidora de energia elétrica. A ação abrange a implantação de um sistema de geração solar de energia em cada unidade de ensino e a modernização de pontos de iluminação antigos por lâmpadas LED, que são mais eficientes, econômicas e sustentáveis.

No campus Jacareí o projeto levou a instalação de um sistema fotovoltaico de 28,81 KWp e substituição de 278 lâmpadas. A economia prevista é de um total de 220 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de mais de 90 famílias. Com as lâmpadas LED, há uma redução nos custos de manutenção. Também foram beneficiados os campus de Suzano e Guarulhos.

A durabilidade de uma lâmpada de tecnologia LED é de cerca de 25 mil horas (aproximadamente sete vezes mais que lâmpadas incandescentes). Vale destacar ainda, além da economia de energia, que o projeto também tem caráter sustentável, já que o sistema fotovoltaico é uma tecnologia limpa que não lança poluentes na atmosfera, evitando a emissão de CO2.

"Beneficiar instituições de ensino da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética está em linha com nosso propósito de Usar nossa energia para cuidar sempre melhor. Conseguiremos contribuir diretamente com a utilização segura e eficiente da energia elétrica dos Campus e, consequentemente, com a redução de gastos com energia, possibilitando que a instituição redirecione este recurso ao atendimento da população", ressalta Giuliano Vieira, gestor executivo da EDP.