A semana que antecede o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado neste domingo (12), deve ser de tempo instável em todo o Vale do Paraíba. A chegada de uma frente fria traz previsão de pancadas de chuva acompanhadas de raios e até granizo, justamente no período em que milhares de fiéis seguem em romaria até o Santuário Nacional.
Com o aumento no número de peregrinos nas estradas da região, a Defesa Civil de São Paulo faz um alerta para que todos redobrem a atenção. Em caso de chuva forte, a recomendação é buscar abrigo seguro e não permanecer em áreas abertas ou próximas à rodovia.
As orientações do órgão podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Defesa Civil. Situações de emergência devem ser comunicadas pelos números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
Em anos anteriores, o mau tempo já provocou tragédias durante as caminhadas. Em 2017, uma romeira de 47 anos morreu na zona rural de Pindamonhangaba ao ser atingida por um galho de árvore que caiu durante uma tempestade enquanto ela seguia pela Rota da Luz em direção a Aparecida.