Temperaturas caem com chegada de frente fria e tempestade subtropical Yakecan

Fenômeno climático que começou no início dessa semana pode afetar a agricultura no país inteiro


Desde o início dessa semana, as temperaturas caíram em todo o país devido a chegada de uma frente fria acompanhada da tempestade Yakecan no sul do Brasil. Nesta quarta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) publicou a atualização do impacto no clima e os possíveis efeitos dela na agricultura.

No Vale do Paraíba, as temperaturas variam entre 4ºC e 17ºC, em São José dos Campos; em Pindamonhangaba a mínima é de 3ºC e a máxima de 20ºC. Já em Cunha, o frio pode chegar a 2ºC durante a madrugada dando uma trégua ao longo do dia com 16ºC.

Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão tem previsão de mínima de 0ºC e máxima de 9ºC. Santo Antônio do Pinhal terá temperaturas entre 4º e 14ºC.

Já no Litoral Norte, até sexta-feira (20), as temperaturas ficarão entre a mínima de 5º em Ubatuba e a máxima de 23ºC em Caraguatatuba. Conforme a informações do INMet, até o final de semana toda a região do litoral e vale devem esperar por fortes rajadas de vento e geada.

A frente fria se estende até o sul da região amazônica, o que pode causar danos a diversos setores, principalmente da agricultura. Conforme boletim publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), produtores de hortaliças, milho, café, cana-de-açúcar e frutas devem se preparar para as geadas.

A marinha brasileira também divulgou um alerta para ventos fortes no mar em toda a região sudeste, com rajadas entre 45 a 50 nós sentido centro-oeste. Confira a nota completa AQUI.