Polícia Civil apreende arsenal e joias em chácara de Caçapava
Durante as buscas, os investigadores localizaram e apreenderam 17 anéis, 38 pares de brincos, 10 colares, 10 pulseiras, quatro pingentes, 13 presilhas de cabelo e um cinto.
Uma operação da Polícia Civil realizada na manhã desta quinta-feira (12) resultou na apreensão de armas de fogo, munições e diversas joias em uma propriedade localizada na zona rural de Caçapava. Durante o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão, uma mulher foi autuada por suspeita de resistência após, segundo o boletim de ocorrência, dificultar a ação dos policiais.
A diligência foi realizada em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça no âmbito de uma investigação em andamento. As equipes policiais estiveram em três endereços, sendo o principal deles uma residência situada na Estrada Municipal Borda da Mata, na área rural do município.
De acordo com o registro policial, ao chegarem ao imóvel, os agentes encontraram dificuldades para acessar a propriedade devido à estrutura do muro. Durante a entrada, um dos moradores foi visto portando uma arma de fogo, mas obedeceu imediatamente à ordem policial para deixá-la no chão e permitir a entrada da equipe.
Ainda conforme o boletim, uma mulher presente na residência teria adotado comportamento considerado resistente à execução da ordem judicial. Os policiais relataram que ela apresentou versões divergentes sobre a localização dos objetos procurados e tentou impedir o andamento das buscas. Em determinado momento, segundo a ocorrência, houve resistência física à tentativa de contenção, sendo necessária a intervenção de vários agentes para garantir a continuidade da operação. O caso foi registrado para apuração do crime de resistência, previsto no artigo 329 do Código Penal.
Durante as buscas, os investigadores localizaram e apreenderam 17 anéis, 38 pares de brincos, 10 colares, 10 pulseiras, quatro pingentes, 13 presilhas de cabelo e um cinto. Também foram recolhidas uma pistola calibre .380 com três carregadores e 64 munições, além de 35 munições calibre .38.
Em outro endereço ligado à investigação, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 12, um rifle calibre .22 e grande quantidade de munições. Posteriormente, uma carabina calibre .357 Magnum também foi entregue espontaneamente à Polícia Civil e incorporada ao material apreendido.
Após o término das diligências, todos os envolvidos foram conduzidos ao 1º Distrito Policial de São José dos Campos para os procedimentos de Polícia Judiciária. As investigações prosseguem para esclarecer a origem e a eventual relação dos objetos apreendidos com os fatos apurados pela autoridade policial.