A Prefeitura de Pindamonhangaba informou nesta sexta-feira (28) que a cidade terá gratuidade nas linhas de ônibus da Viva Pinda, empresa concessionária de transporte público do município, no domingo (30), dia do segundo turno das eleições, das 7h às 18 horas.
A decisão do município segue o Governo do Estado, que tem como respaldo a decisão do STF - Supremo Tribunal Federal - que visa à garantia constitucional do direito do voto. A recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo foi divulgada ontem.
Em nota para imprensa, o governo estadual comunicou que "a decisão do governador Rodrigo Garcia foi tomada após análise dos impactos financeiros da medida para o Estado. A gratuidade no transporte público estadual custará R$ 11,5 milhões". Rodrigo afirmou ainda na quinta-feira (27) que "Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre".
Pindamonhangaba possui 122 mil eleitores, distribuídos em 68 locais de votação. Neste segundo turno, o eleitor irá escolher governador do Estado e presidente do Brasil. O benefício concedido será custeado pela Prefeitura de Pindamonhangaba.