Projeto da EDP leva energia solar gratuita para 46 casas do Araretama, em Pindamonhangaba

Famílias beneficiadas terão placas fotovoltaicas instaladas a partir dese mês, com expectativa de reduzir em até 50% o consumo de energia elétrica.


O bairro Araretama, em Pindamonhangaba, foi escolhido para receber a instalação gratuita de sistemas de geração solar em 46 residências. A iniciativa faz parte do programa Boa Energia na Comunidade, da EDP, em parceria com a Prefeitura, e será lançada neste sábado (4), às 9h30, no Complexo Esportivo do bairro.

O evento de lançamento contará com palestras para adultos sobre economia e consumo consciente de energia, dicas de segurança em trabalhos com rede elétrica e atendimentos sobre faturas e a Tarifa Social, por meio da Van da Boa Energia. Para as crianças, estão programadas atividades lúdicas e brincadeiras educativas, incentivando o uso correto de equipamentos como chuveiro, geladeira e lâmpadas.

Segundo Roberto Miranda, gestor da EDP, a ação reflete o compromisso da empresa em promover uma transição energética justa. "A iniciativa tem impacto prático na vida das famílias beneficiadas e reforça o compromisso da EDP em contribuir para a inclusão social, qualidade de vida e bem-estar das comunidades nas regiões em que atua", destacou.

O prefeito Ricardo Piorino ressaltou que o projeto é fruto de uma nova parceria com a distribuidora. "As placas de energia solar representam mais um passo da cidade para buscar uma eficiência energética limpa. Hoje temos 100% das lâmpadas da cidade em LED, reduzindo custos e melhorando a iluminação. Também estamos otimizando processos em prédios públicos e avançando em projetos nas áreas de educação, meio ambiente, habitação e tecnologia. Essa parceria simboliza um novo passo para o futuro de Pindamonhangaba", afirmou.

Energia limpa e economia

O kit que será instalado em cada residência inclui placas fotovoltaicas com capacidade de gerar cerca de 120 kWh por mês, além de microinversor e equipamentos complementares. As instalações terão início na segunda quinzena de outubro e devem ser concluídas em novembro. A expectativa é que as famílias tenham uma redução média de 50% no consumo de energia elétrica.

Para ampliar os resultados, as casas também receberão lâmpadas de LED em substituição às ineficientes, garantindo menor consumo e mais sustentabilidade.

Parceria com a comunidade

Nesta semana, equipes da EDP e da Secretaria de Habitação visitaram o bairro, confirmaram a estrutura para o evento e distribuíram convites casa a casa para as famílias mapeadas. A ação também conta com apoio da Secretaria de Comunicação e Eventos de Pindamonhangaba.