A Força Aérea Brasileira integra o caça F-39 Gripen à sua frota

A Força Aérea Brasileira (FAB) expandiu sua capacidade de defesa ao incorporar o moderno caça F-39 Gripen.


O caça F-39 Gripen 4108 chegou ao Porto de Navegantes a bordo do navio Heerengracht, de bandeira holandesa, em 23 de setembro. Na madrugada do dia 24, a aeronave foi transportada para o Aeroporto de Navegantes, onde passou pelos preparativos finais para o voo.

O trajeto entre Navegantes e Anápolis, em Goiás, foi concluído em 1 hora e 21 minutos. O caça foi pilotado pelo Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez, piloto de testes do Instituto de Pesquisas e Testes da Força Aérea Brasileira, e pousou às 16h48 desta quinta-feira, sob uma temperatura de 34ºC.

Este é o oitavo caça Gripen E operacional entregue pela Saab à Força Aérea Brasileira. A aeronave, de modelo monoposto, foi fabricada na Suécia, em conformidade com o contrato estabelecido entre o Brasil e o governo sueco.



A linha de produção do Gripen E no Brasil atingiu um marco significativo após um ano de operação: a primeira aeronave completou sua fase inicial de fabricação e agora avança para a etapa de montagem final.

Em 9 de maio de 2023, a Saab e a Embraer inauguraram a linha de produção do Gripen E no Brasil, localizada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Esse evento marcou um avanço importante no programa de transferência de tecnologia, onde estão sendo fabricadas 15 das 36 aeronaves encomendadas pela Força Aérea Brasileira.