Após seis dias encalhado no Canal de Suez meganavio volta a navegar
O meganavio havia encalhado e bloqueado o Canal de Suez, a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa, por onde passam cerca de 12% de todo o comércio global
Na manhã desta segunda-feira (29), o meganavio Ever Given que havia encalhado e bloqueado o Canal de Suez há quase uma semana, voltou a navegar por volta das 10h30.
O Ever Given havia voltado a flutuar parcialmente pela madrugada e a administradora do canal afirmou que "a navegação será retomada imediatamente após a restauração completa da direção da embarcação". Ela também afirmou que o Ever Given será encaminhado à área de espera de Bitter Lakes "para inspeção técnica".
O Canal de Suez é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa, por onde passam cerca de 12% de todo o comércio global, e por conta do bloqueio, existem 369 embarcações na fila à espera da liberação do canal. Segundo o presidente da SCA, Osama Rabie, serão necessários três dias e meio para que todos os navios na fila de espera consigam atravessar o canal após a sua liberação.
Mais cedo foi anunciado pela administradora do Canal de Suez que as "manobras de empurrar e reboque bem-sucedidas levaram à restauração de 80% da direção da embarcação, com a popa 102 metros longe da margem do canal agora, em vez dos 4 metros de antes".
A SCA afirmou também que as manobras estão programadas para ocorrer durante a maré alta, até às 11h30, "permitindo a restauração total da direção da embarcação para que ela seja posicionada no meio da hidrovia navegável".