5 dicas para usar o seu celular de uma forma mais saudável

Mundo Moderno


No mundo moderno, o smartphone tornou-se uma extensão essencial de nossas vidas. No entanto, sua utilização em excesso pode trazer impactos negativos para nossa saúde, tanto física quanto mental.

Por isso, hoje, o AgoraVale vai trazer 5 dicas para que você possa aproveitar ao máximo os benefícios do seu celular, sem comprometer seu bem-estar.

Antes, porém, entenda que o celular não é um vilão. Ele é fundamental em atividades do dia a dia e também nos momentos de lazer. 

Um exemplo disso é o JetX jogo, game do estilo Crash, lançado pela SmartSoft e que está entre os mais populares atualmente nos cassinos brasileiros. Quando aproveitado com responsabilidade, esse tipo de entretenimento será um aliado do seu humor.

Preste atenção em cada uma dessas dicas para que o seu companheiro inseparável não se torne um inimigo da sua saúde.

1. Gerencie o tempo de tela

O tempo que passamos em frente às telas dos smartphones tem impactos diretos em nossa saúde física e mental. Não há problema nenhum em ser usuário das redes sociais, dos sites de notícias ou das opções de entretenimento. Porém, estabelecer limites diários para o uso do celular é fundamental.

Você pode utilizar recursos nativos ou aplicativos de gerenciamento de tempo de tela para monitorar e controlar o tempo que você gasta em aplicativos específicos. 

Lembre-se de incluir pausas regulares para reduzir a tensão nos olhos e prevenir problemas de postura. 

Estabelecer um período livre de dispositivos antes de dormir também melhora a qualidade do sono, uma vez que a luz azul emitida pelos celulares pode interferir no ritmo circadiano.

2. Gerencie suas notificações

Hoje em dia, com a internet cada vez mais veloz, estamos conectados 100% do tempo. Por isso, para conseguir "desconectar", precisamos tomar algumas atitudes. Entre elas, está o gerenciamento das notificações. 

As constantes interrupções das notificações podem prejudicar a concentração e aumentar os níveis de estresse. Por isso, revise suas configurações de notificação e desative aquelas que não são essenciais. 

Priorize mensagens e alertas de aplicativos importantes, como mensagens de trabalho ou comunicações urgentes. 

Considere estabelecer horários específicos para verificar e responder a mensagens. Desta forma, você vai poder permanecer focado em tarefas importantes por períodos mais longos.

3. Mantenha apenas os aplicativos úteis

O excesso de aplicativos instalados no seu celular pode não apenas consumir espaço de armazenamento, mas também levar a distrações e sobrecarga de informações. 

Antes de baixar um novo aplicativo, questione sua utilidade. Ele realmente vai ser útil para você? 

Selecione aqueles que agregam valor à sua vida e auxiliam em suas atividades diárias. 

De vez em quando, faça uma revisão dos aplicativos instalados e desinstale os que não são mais relevantes, liberando espaço no seu smartphone e livrando-se de possíveis distrações desnecessárias.

4. Estabeleça momentos sem celular

No mundo de hoje, você precisa fazer esforços para ter momentos offline. Como resultado, 87% da população brasileira sofre de nomofobia. Ou seja: afirma que não viveria sem internet.

Mas ter esse tempo longe da internet é fundamental. 

Reserve momentos do dia para atividades que não envolvam o uso do celular, como exercícios físicos, leitura de livros físicos ou interações sociais cara a cara. 

Use esse tempo para recarregar mentalmente e desfrutar de momentos de tranquilidade. Manter uma distância saudável do celular também ajuda a evitar o vício e a sensação de estar sempre "ligado".

5. Cultive a consciência digital

Para desenvolver uma relação saudável com o celular, você precisa primeiramente ter a consciência de como o utiliza. 

De vez em quando, faça uma reflexão sobre como o seu tempo é gasto no celular e como isso afeta sua produtividade e bem-estar. 

Pratique a autodisciplina ao evitar o uso compulsivo. Estabeleça metas para equilibrar o tempo gasto em atividades online com outras áreas da sua vida, como hobbies, trabalho e relacionamentos pessoais.

Seguindo essas 5 dicas, você estará no caminho certo para utilizar o seu celular de forma mais saudável e equilibrada. Afinal, a tecnologia é uma ferramenta que deve ajudar a melhorar sua vida, e não dominá-la.