Tecnologia do Metaverso e aplicada na Prefeitura de Pindamonhangaba

A cidade é pioneira na utilização da Tecnologia



A Prefeitura de Pindamonhangaba é pioneira na utilização da tecnologia do metaverso em ações de administração pública.
A tecnologia tem aplicação em diversas áreas e permite integrar o mundo real ao digital, por meio de experiências como realidade virtual ou aumentada, podendo ainda utilizar hologramas. Desta forma, é possível oferecer experiências mais reais aos usuários.

Em uma reunião virtual, por exemplo, a tecnologia permite "aproximar" os membros - possibilitando a simulação de um ambiente físico entre os participantes e até projeção em holograma. Da mesma forma, para cursos e palestras o metaverso pode permitir interações entre apresentador e participantes.

No âmbito educacional, a tecnologia aceita simulações de ambientes ou laboratórios, permitindo que o aluno tenha vivências reais de sua experiência.



O secretário Adjunto de Administração e responsável por tecnologia e inovação na Prefeitura, Danilo Velloso, explicou que a aplicação pode ser direcionada para diversas áreas, no entanto inicialmente Pindamonhangaba irá utilizar o Metaverso para fomentar o turismo 4.0 - divulgando os pontos turísticos do município, na educação 4.0 - oferecendo novas experiências para alunos e professores, além dos setores de empreendedorismo local e indústria.

"Estamos iniciando estudos para podemos catalogar e colocar os pontos turísticos no nosso ambiente e assim o usuário observar os locais como se estivesse lá, apreciando e conhecendo os pontos. Com isso podemos atrair mais turistas. Em sala de aula, poderemos facilitar a aprendizagem e permitir que o aluno tenha acesso experiências de laboratoriais de meio ambiente ou outras áreas", explicou Danilo Velloso.

Na última semana, o prefeito Dr. Isael Domingues participou de uma reunião experimental com a empresa Atmosfera - uma startup de Pindamonhangaba - utilizando a tecnologia. O encontro foi realizado como apresentação das possibilidades de utilização. "Buscamos a utilização da tecnologia como inovação, pioneirismo e facilidade para execução dos serviços para a população e para o funcionalismo. Trabalhamos para oferecer uma cidade inteligente, com avanços em todos os aspectos", ressaltou o prefeito.