Univesp oferece mais de 500 mil vagas gratuitas em cursos e treinamentos por meio do programa Oportunidade Já

Iniciativa de 2025 amplia acesso à qualificação profissional em áreas como tecnologia, turismo, voluntariado e soft skills


A segunda edição do Programa Oportunidade Já, uma parceria da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) com empresas privadas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e órgãos públicos, está oferecendo mais de 500 mil vagas gratuitas em cursos on-line, workshops, treinamentos e processos seletivos voltados à qualificação profissional.

Aberta a vestibulandos, estudantes e ao público em geral, a iniciativa contempla áreas estratégicas como inteligência artificial, programação, voluntariado, turismo, tecnologia da informação, gerenciamento de processos e soft skills. Em 2025, também foram incluídos cursos exclusivos para mulheres na área de tecnologia, reforçando o compromisso com a inclusão e a equidade.

As oportunidades podem ser acessadas por meio do endereço: https://apps.univesp.br/oportunidade-ja.

A primeira edição do programa já havia ofertado 370 mil vagas, e o crescimento para a segunda edição reflete a alta demanda por qualificação. Segundo o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o programa foi concebido para oferecer, em um único ambiente, chances reais de formação e ingresso no mercado de trabalho. "Identificamos a dificuldade de muitos vestibulandos em conquistar uma vaga diante da concorrência. Ao mesmo tempo, várias empresas manifestaram interesse em compartilhar seus próprios programas formativos. O Oportunidade Já é o elo entre essas duas pontas", afirmou.

As vagas e ações formativas das instituições participantes ? habilitadas por meio de chamamento público realizado entre abril e junho ? estão publicadas no portal oficial da Univesp. Nesta edição, foram habilitadas 9 instituições nacionais e estrangeiras. Entre os parceiros do Governo do Estado de São Paulo, destacam-se a Secretaria do Turismo, com os programas Valoriza São Paulo e Academia do Turismo, e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com cursos como Introdução à Libras, entre outros.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Vahan Agopyan, o sucesso do programa se traduz no crescimento do número de vagas e no envolvimento de diversos setores. "O expressivo aumento das oportunidades em 2025 demonstra a excelente aceitação do Oportunidade Já e o impacto positivo na formação de pessoas de todas as idades", destacou.