Moda: conheça os 10 estilos mais buscados no Google em 2020

Ano passado foi o momento de aproveitar o tempo em casa para explorar novos estilos e possibilidades fashion


Em 2020 passamos mais tempo em casa e, com isso, tivemos mais tempo livre para explorar novos estilos e estéticas fashion. Segundo o Google, os dez estilos mais buscados foram: indie, streetwear, alt, skater, urban, inspirado nos anos 80, e-girl/e-boy, boho, y2k e retrô. Confira abaixo as principais características desses estilos e descubra quais são as peças principais de cada estética.

Indie: máxima saturação, cores vivas e muito jeans

A estética indie atual é bem diferente daquela de 2014, onde as tendências surgiam no Tumblr e bandas como Arctic Monkeys, The Neighbourhood, The 1975 e cantoras como Marina and the Diamonds, Halsey e Lana Del Rey faziam a cabeça e o guarda-roupa de toda uma comunidade de jovens e adolescentes. A estética dark deu espaço a um estilo indie muito mais colorido, vibrante e alegre.

Com inspiração na moda dos anos 90, o estilo indie tem como look principal a combinação de cropped colorido com calça jeans em modelagem mais larga, como o wide leg jeans e o mom jeans. Os acessórios-chave desta estética são os colares e as pulseiras de miçangas e as tote bags com estampas divertidas. O estilo indie é todo sobre expressar sua originalidade através da roupa. Portanto, vale apostar nas customizações DIY, com bordados e aplicação de patches, para dar um toque único às suas peças.

Streetwear, urban e skater: peças largas e acessórios statement

Os estilos streetwear, urban e skater são fortemente inspirados na cena do rap, hip hop e grafite dos anos 90. O estilo de roupa casual, confortável e larga visto nestas estéticas é pura versatilidade. Calças jeans com rasgos, bem como camisetas e moletons oversized, são as peças must-have do estilo streetwear. Camisas xadrez, tênis esportivos, chapéus bucket, bolsas pequenas e acessórios statement, como colares com correntes e maxi-pingentes, também compõem o estilo streetwear.

Alt: emo com uma pegada mais sexy

O estilo alt, ou alternativo, é inspirado em subculturas como emo, goth e soft grunge, para citar algumas. Ele é composto por elementos mais sexy e pesados, como maquiagens com olho esfumado e batom escuro, meias arrastão ou rendadas e coturnos de cano alto ou curto. Minissaias plissadas (quase sempre acompanhadas de correntes ou cintos), peças em couro, camisas de bandas de rock e heavy metal, vestidos xadrez em cores escuras e blusas listradas de manga longa são alguns dos itens do guarda-roupa alt. Lembrando que neste estilo a paleta de cores é majoritariamente composta por cores escuras, especialmente o preto.

Anos 80: peças multicor, cintura alta e muito neon

Em 2020, a nostalgia pelos anos 80 - que também teve seu momento em 2014 - ditou as buscas por estilos no Google. Maquiagens coloridas e cheias de brilho, calças e shorts jeans de cintura alta, jaquetas corta-vento nas mais variadas cores, calças listradas, blusas de tricô e, claro, muito neon são alguns dos principais elementos da estética dos anos 80.

Boho: estampas hippie, tricô e tons terrosos

O boho também marcou presença na lista dos estilos mais buscados no Google em 2020. Desta vez, o estilo pegou carona com a tendência do cottagecore, estética camponesa que foi fonte de inspiração para Taylor Swift em sua era folk e que também dominou os feeds das principais redes sociais. Saias e vestidos longos e estampados, calças largas, peças de tricô, acessórios com pedras naturais, coletes, vestidos fluidos, lenços e uma paleta de cores composta por uma infinidade de tons terrosos e neutros compõem a estética boho.

E-girl/e-boy: a nova estética inspirada no emo

A estética de e-girls e e-boys deu muito o que falar em 2020. Este estilo, que é o favorito de muitos gamers, é de certa forma uma evolução do já conhecido estilo emo. Saias xadrez, meias-calças estampadas, botas de couro preta, tênis chunky, colares do tipo choker, camisetas com estampas de personagens de anime ou de bandas de rock ou k-pop, cintos com correntes, peças com transparência, calçados com salto plataforma e, claro, maquiagens com delineador, glitter e muito blush fazem parte da estética de e-girls e e-boys.

y2k: o estilo inspirado nos anos 2000

O estilo y2k, ou Year 2 Thousand, resgata peças e looks icônicos dos anos 2000. A tendência é caracterizada pela presença de muito brilho nos acessórios, croppeds mais justos ao corpo, estampas de personagens de desenhos animados, saias e calças jeans de cintura baixa, roupas decoradas com pedrinhas de strass, vestidos curtos e estampados, cardigans cropped e bolsas com alças curtas.

Retrô: estilo com nostalgia

O estilo retrô chega carregado de nostalgia e consciência ambiental. O guarda-roupa deste estilo, composto em sua grande maioria por peças garimpadas em brechós, tem uma pegada vintage. Meias 3/4, boinas, vestidos e casacos com corte reto, blazers, calças flare e de cintura alta, sapatos oxford e acessórios com pérolas são alguns dos principais elementos do estilo retrô.