Projeto traz reflexão sobre como sociedade influencia na definição de museus em São José

O projeto é uma atividade formativa e abordará, sempre na última terça do mês, um tema pertinente à área da museologia


Até que ponto e de que maneira a sociedade contribui e influencia nas definições de museu ao longo dos anos? O questionamento é o tema do primeiro encontro do projeto Terças com Folclore, do Museu do Folclore de São José dos Campos, que acontecerá terça-feira (31), a partir das 9h, de forma virtual.

O projeto é uma atividade formativa e abordará, sempre na última terça do mês, um tema pertinente à área da museologia. Além da definição de museus, também serão abordados temas como conservação preventiva, restauro, pesquisa, patrimônio material e imaterial, ações educativas, entre outros.

O objetivo é oferecer aos participantes elementos básicos que possam ser compreendidos até mesmo por quem não tem conhecimento técnico na área, mas que são proveitosos para aqueles que possuem uma vivência cotidiana em museus e instituições culturais.

A mediação será da museóloga Mariana Boujadi, mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural, que ano passado participou do processo de revisão e sugestão da nova definição de museus, divulgada pelo ICOM Brasil (Conselho Internacional de Museus). A definição anterior estava em vigor desde 2007.

Inscrição

Os encontros serão transmitidos pelo Google Meet, com duração de uma hora e tempo de discussão ao final. Os interessados podem ser inscrever pela Plataforma Sympla e os certificados de participação serão emitidos e enviados via e-mail.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 - Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org