Sindicato Rural realiza ExpoPinda

Evento conta com apoio da Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Cultura e Turismo


Entre os dias 6 e 13 de novembro, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba (SRP) realizará a ExpoPinda. A expectativa é receber cerca de 6 mil pessoas durante o evento, que acontece no Parque da Cidade. 

De acordo com Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba (SRP), a expectativa para o evento é bastante positiva. "Esperamos que seja um evento bem bacana, como foi nos últimos anos, acreditamos que o público esteja com vontade de participar, já que em 2020 e 2021 não pudemos realizar a festa por conta da pandemia. Ressaltando que a ExpoPinda, traduz um pouco do que a cidade produz e temos a certeza de que será uma grande vitrine para produtores e uma grande diversão para o público em geral", ressalta.

O presidente comentou ainda, que o grande destaque da ExpoPinda será a realização a Expo Nacional de Cabras Leiteiras que, há tempos não era realizada no Estado de São Paulo e que Pindamonhangaba ganhou a qualificação para sediar. "É muito importante para a cidade sediar essa exposição, pois mostra a confiança dos produtores rurais no trabalho que vem sendo realizado pelo Sindicato Rural na organização de outras exposições do setor de caprinos", comemora.

Para a Expo Nacional são esperadas a participação de produtores da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Maranhão, além de produtores do sul como Paraná e Rio Grande do Sul, Minas Gerais e, naturalmente, do Estado de São Paulo. "A expectativa é que tenhamos a participação de 250 a 300 animais, sendo cerca de 20, em torneio leiteiro", explica o presidente do Sindicato.

"Parabenizamos o Sindicato Rural pela realização deste evento. A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Cultura e Turismo apoia iniciativas importantes como esta, assim como a feira de produtor rural, que visam fomentar o agronegócio em Pindamonhangaba, um ramo em que nossa cidade sempre tem um grande destaque", salientou o Roderley Miotto, Secretário de Desenvolvimento Econômico.

Além da Expo Nacional, a ExpoPinda também realizará o Tradicional Torneio Leiteiro de Bovinos, com expectativa de participação de 40 a 50 vacas, com produtores de São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Caçapava, São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá e Pindamonhangaba. Destaque também para a apresentação de cães de pastoreio da raça Border Collie. "Na última edição da festa, a apresentação dos cães foi um sucesso e vamos realizar novamente. Além de ser uma atração muito interessante para o público, os cães de pastoreio são uma ferramenta muito importante na lida do campo e que vale a pena ser conhecida", conclui o presidente do Sindicato Rural.

A festa contará ainda com uma praça de alimentação farta, com produtores da região, oferecendo a culinária da roça, além de feira de maquinário agropecuário, feira do produtor rural e feira de pequenos animais. A programação completa será divulgada em breve.

Programação:

6 e 7 - a partir das 8h entrada dos animais

7 - entrada dos animais e esgota do torneio leiteiro das raças caprinas

8 - admissão técnica dos caprinos para julgamento

8h - primeira ordenha das cabras

20h - segunda ordenha das cabras

9 - admissão técnica dos caprinos para julgamento

8h -terceira ordenha das cabras

20h-  quarta ordenha das e encerramento do torneio leiteiro das raças caprinas

 10, 11 e 12 - a partir das 8h - julgamento de todas as raças de caprinos

10 - 20h -  Leilão Nacional de Cabras de Leite

10 -  Das 8h às 18h - entrada dos animais para o Torneio Leiteiro de bovinos

10 - 20h - esgota dos animais (bovinos)

11 - 8h - Torneio Leiteiro bovinos (1ª ordenha)

20h - Torneio Leiteiro bovinos (2ª ordenha)

12 - 8h - Torneio Leiteiro bovinos (3ª ordenha)

20h - Torneio Leiteiro bovinos (4ª ordenha)

13 - 8h - Torneio Leiteiro bovinos  (5ª ordenha) e final do Torneio

13h - premiação

 12 e 13 - às 15h - apresentação de cães da raça border collie (cães de pastoreio)

13 - Saída dos animais

Show regionais:

08 -  19h - Rolando Martinez

09 -  19h - Saturno Gaia

10 -  19h - Josias Magrim

11 - 19h - Irmão da Gaita

12 -  19h - Bruno e Hiago

13 - 19h - Pedro Branco e Zé Moreno