Escolas municipais de Pindamonhangaba realizam atividades sensoriais e motoras para alunos autistas

Atividades multissensoriais e psicomotoras fortalecem inclusão.


As escolas municipais Abdias Júnior e Profª Ruth Azevedo Romeiro, em Pindamonhangaba, desenvolveram recentemente ações pedagógicas voltadas ao aprendizado de alunos autistas, unindo ludicidade, contato com a natureza e estímulos motores nas Salas de Recursos Multifuncionais.
 
 
Uma das dinâmicas, chamada "Meu Jardim", proporcionou aos estudantes uma vivência multissensorial, explorando visão, olfato, tato e audição por meio do contato direto com elementos naturais. Segundo a professora Claudia Fadu S. S. e Silva, a atividade teve como objetivo ampliar habilidades cognitivas e emocionais, estimular o processamento sensorial e favorecer a interação com diferentes ambientes da escola.
 
Outra ação focou no desenvolvimento psicomotor, utilizando música, ritmo e movimento. Os alunos participaram de percursos com cordas, bolas, tatames e petecas, além de exercícios com instrumentos musicais e cantigas infantis. A prática contribuiu para a melhoria do equilíbrio, da coordenação, da percepção corporal e da linguagem, em um ambiente de cooperação e descobertas.
 
Os resultados têm sido percebidos na autonomia e na socialização dos estudantes. Dianne Cristina da Silva Jeronimo, mãe de Carlos Daniel, participante do projeto "Meu Jardim", destacou o entusiasmo do filho e como a experiência trouxe motivação e alegria ao seu dia a dia.
 
Para a gestora regional de Educação Básica, Tayla Catalina Zarzur Lopes, essas ações reafirmam o papel transformador da escola na inclusão. "Ao promover experiências sensoriais e psicomotoras, estamos ampliando as possibilidades de aprendizagem e fortalecendo a inclusão como um direito essencial. O trabalho das Salas de Recursos garante que cada criança tenha oportunidade de se desenvolver em sua totalidade", afirmou.