Inscrições para o ProUni começam nesta terça

O candidato deve entrar no site do programa, informar o número de inscrição do Enem e fazer a inscrição, podendo escolher até duas opções de curso


Os estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado podem se inscrever, a partir desta terça-feira (31), no ProUni (Programa Universidade para Todos). O período de inscrições segue até 3 de fevereiro, pelo site oficial do programa.

O candidato deve entrar na página do programa, informar o número de inscrição e senha do Enem e fazer a inscrição, podendo escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. O resultado da primeira chamada será divulgado dia 6 de fevereiro.

No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número 5% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram oferecidas 203.602 bolsas. Desse total, são 103.719 bolsas integrais e 110.391 bolsas parciais, o governo federal cobre 50% da mensalidade.

O programa
O ProUni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.


A seleção dos candidatos é feita com base nas notas do Enem. Podem participar estudantes de ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola, estudantes com deficiência, professores da rede pública de ensino, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.