Programa de intercâmbio lança ferramenta on line

Mais de 4.000 estudantes de 46 países estão usando plataforma remota do AFS


No início de março, cerca de 7.000 estudantes tiveram que encurtar seus programas de estudos no exterior. O AFS, ONG internacional de intercâmbios, se reestruturou e implantou uma plataforma virtual de aprendizado para fornecer suporte contínuo de aprendizagem durante a crise. A ferramenta é uma edição especial do Certificado de Competência Global (CCG) do AFS.

O novo fórum do CCG registrou 60.000 interações nas primeiras semanas de operação. Até o momento, mais de 4.000 estudantes estão usando a ferramenta que o AFS disponibilizou sem nenhum custo.

"O programa traz uma conscientização do nosso papel como indivíduos e futuros profissionais e da responsabilidade que todos temos na construção de uma comunicação mais tolerante, inclusiva e intercultural. Universidades americanas já adotaram o CCG como parte de seus currículos", afirma Ana Castro, Gerente de Programas do AFS Intercultura Brasil."

O programa inclui conteúdo sobre como lidar com o cenário durante a crise, desenvolvimento de resiliência, como ser flexível e como conectar-se com diferentes culturas. O objetivo é ajudar os alunos a se tornarem cidadãos globais ativos em suas comunidades.

"Nada pode substituir a experiência da convivência com uma família em outro país. Mas a crise também apresenta uma oportunidade para ajudar os jovens continuar a aprender", afirma Melissa Liles, diretora de envolvimento global do AFS Intercultural Programs. "Podemos ajudar nossos alunos a entender em tempo real o que significa ser um cidadão do mundo".

O CCG já foi usado por mais de 10.000 universidades, estagiários e intercambistas em mais de 50 países para desenvolver habilidades interculturais e globais antes, durante e após os programas de intercâmbio. "Ser um cidadão global ativo não é mais um conceito interessante, é uma necessidade urgente", afirma Daniel Obst, Presidente e CEO do AFS Intercultural Programs.

Antes da crise, o AFS já havia pilotado uma versão do CCG para os alunos desenvolverem suas capacidades interculturais sem estudar no exterior e está pronto para expandir essa oferta para mais alunos agora.

Os estudantes interessados no CCG devem acessar o endereço deles clicando aqui