Retomada da Maria Fumaça em Tremembé já é uma realidade próxima

Prefeitos Clemente e José Saud já assinaram o termo de cessão de uso de uma Locomotiva do tipo Maria Fumaça


Projeto da Prefeitura de Tremembé iniciado em abril, em parceria a cidade de Taubaté e a Estrada de Ferro Campos do Jordão, está em fase avançada para criar um novo atrativo turístico regional e resgatar a memória do transporte ferroviário.

Prefeitos Clemente e José Saud já assinaram o termo de cessão de uso de uma Locomotiva do tipo Maria Fumaça fabricada em 1922 e que será instalada em Tremembé ainda este ano. Cooperação técnica entre Tremembé e a Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ irá resultar na construção dos trilhos cenográficos e no transporte da máquina até a Estação Ferroviária.

A Estação Ferroviária de Tremembé data de 1914 e funcionou até a década de 1950 como uma extensão à Estrada de Ferro Central do Brasil, escoando principalmente a produção de arroz e café cultivados pelos Monges Trapistas que habitaram a cidade no início do século XX. Hoje, desativada, é palco de eventos culturais e um dos principais atrativos turísticos do município, preservando sua arquitetura original da época dos tempos áureos do transporte ferroviário brasileiro.



Pensando em regatar essa rica história e criar um novo atrativo turístico de potencial regional no município, a Prefeitura de Tremembé iniciou em abril um projeto de parceria com a cidade vizinha, Taubaté, e a Estrada de Ferro Campos do Jordão, órgão estadual e a principal referência técnica no segmento.

As tratativas envolveram diretamente os Prefeitos Clemente e José Saud, que já assinaram em junho um termo de cessão de uso de uma locomotiva fabricada em 1922, do tipo "Maria Fumaça", de propriedade do município de Taubaté, cedida para o uso de Tremembé e que ficará em exposição na Praça da Estação.

"Sabemos da importância histórica que a Estação tem para Tremembé e do seu potencial para o turismo regional, mas faltava a personagem mais importante: uma Maria Fumaça verdadeira. Hoje demos mais um importante passo deste projeto iniciado em abril com o apoio do Prefeito Saud, e que agora começa a se tornar realidade com a parceria técnica da EFCJ. Minha gratidão a todos", celebrou o Prefeito Clemente durante reunião com o diretor Ferroviário, Marcelo Scofano, da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

"Esse projeto envolve diretamente o gabinete dos prefeitos, a secretaria de Turismo de Tremembé e os técnicos da EFCJ para fortalecer o turismo regional e resgatar esse passado que ajudou a forjar nossa cidade como ela é hoje. Não será fácil concluir, principalmente a parte logística, mas estamos confiantes na capacidade técnica dos órgãos envolvidos", explica o secretário de Turismo e Cultura, Alexandre Calil.

A fase de cessão da locomotiva entre os municípios já foi concluída. Agora, a equipe de Tremembé deu início as tratativas técnicas com a EFCJ para a implementação do trilho cenográfico e da logística para trazer a máquina de Taubaté até a Estação de Tremembé.

"O objetivo é finalizar tudo ainda neste semestre, transformando a Praça da Estação de Tremembé em um atrativo turístico regional, valorizando ainda mais a sua história ferroviária e a importância para a cidade", conclui Calil.

 

Fonte: Prefeitura de Tremembé.