Doria anuncia nesta quarta-feira o plano de reabertura gradual das atividades econômicas

Coletiva de imprensa está programada para a manhã de hoje no Palácio dos Bandeirantes


O Governador João Doria (PSDB) anuncia nesta quarta-feira (22) o plano de reabertura gradual das atividades econômicas em todo o Estado de São Paulo.O anúncio acontecerá durante coletiva de imprensa programada para a manhã de hoje no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Importante destacar que, como medidas governamentais de combate ao coronavírus (COVID-19), esta segunda etapa da quarentena prosseguirá até 10 de maio. Dessa forma, o plano de retorno das atividades dos setores produtivos só teria início após o término deste período de confinamento, isto é, a partir do dia 11.

Um dos pontos que estão previstos na coletiva se refere às autorizações de funcionamento que vão obedecer critérios como, a situação em que se encontra cada município nos resultados obtidos no enfrentamento ao coronavírus.

Vale do Paraíba - Em São Jose dos Campos, a expectativa da população repousa sobre a coletiva de imprensa desta quarta-feira em São Paulo, onde está prevista a participação do prefeito Felício Ramuth (PSDB). Ele decretou na semana passada a reabertura do comércio joseense a partir do dia 27 de abril. A equipe do governador paulista pretende demover o prefeito joseense do rompimento com a quaresma para que a cidade possa se alinhar às diretrizes estaduais.

Em Pindamonhangaba, a questão gira em torno do ofício enviado pela Associação Comercial à administração do prefeito Isael Domingues (PR). A entidade pede a reabertura parcial do comércio. Segundo fontes ligadas ao prefeito, uma reunião está prevista para esta quarta-feira (21) para avaliar a situação do município e, em conseqüência, a viabilidade desse afrouxamento nas regras da quarentena.

Deve pesar nesta decisão, no entanto, o que virá em forma de determinações que serão tomadas pelo governador João Dória que estará reunido no palácio dos Bandeirantes com os membros do comitê da crise do coronavírus.

Também em Caçapava, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) propõe à Prefeitura o isolamento vertical, com reabertura  dos setores de comércio e serviços na cidade. Um ofício foi enviado ao poder público caçapavense na segunda-feira (20) e aguarda uma decisão.