Líderes da ACIP se reúnem para discutir reabertura do comércio em Pindamonhangaba

Diretoria da entidade quer retorno sobre ofício enviado a Prefeitura


Algumas cidades já vêm adotando a flexibilização do isolamento social, com a reabertura parcial do comércio, como é o caso de São Jose dos Campos. Em Pindamonhangaba, líderes empresariais estão preocupados com o impacto que pode provocar grande número de desempregados, se o mesmo não ocorrer em âmbito local.

Na tarde desta segunda-feira (20), a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba-ACIP se reuniu para discutir ações referentes à reabertura dos estabelecimentos comerciais do município. No dia 16 de abril a ACIP enviou à Prefeitura de Pindamonhangaba, ofício solicitando a abertura parcial do comércio, mas, ainda não obteve retorno.

Segundo a diretoria da entidade, a reunião de ontem teve como principal objetivo de traçar novas ações no sentido de obter um retorno urgente da Prefeitura, bem como fazer novas solicitações à Prefeitura, como: solicitar que os comércios que não estejam atendendo as especificações dos Decretos, sejam primeiro notificados, para que seja evitada a aplicação de multas com valores excessivos.

"O comerciante já está sofrendo com o estabelecimento fechado, se receber multas, isso vai prejudicar mais ainda a retomada da economia local", comentou Ana Cristina Pucci de Souza, presidente da ACIP.

Os líderes empresariais do município ressaltam que desde a determinação do isolamento social, com o fechamento do comércio local, a ACIP tem feito o que pode, para minimizar o impacto econômico aos estabelecimentos comerciais da cidade, especialmente, para seus associados.

Confira as ações realizadas pela ACIP:

Em razão da necessidade do isolamento social e, consequente, fechamento do comércio local. A ACIP tem tomado diversas ações para tentar minimizar os impactos na economia local.

18/03 - Ofício para Área Azul solicitando isenção provisória da Área Azul na cidade - situação: O responsável da Área Azul dará um retorno para a presidente com em horário a ser agendado em breve.

Dia 20/03 - Ofício para Prefeitura de Pindamonhangaba solicitando reforço do patrulhamento da Guarda Municipal no centro da cidade e mediações, e reforço também na vigilância nas câmeras do COI para priorizar o bem-estar e a segurança de todo comércio e a população - situação: Finalizado sem resposta. 

Dia 24/03 - ofício enviado para Prefeitura solicitando postergação do pagamento das contas (água, esgoto e energia elétrica), além da suspensão do corte de fornecimento do serviço - situação:  finalizado - Prefeitura disse que não depende deles.

Dia 24/03 - ofício enviado para Prefeitura com cópia para a Câmara Municipal, solicitando :

-  Suspensão pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias as parcelas de dívidas com o Município - situação: lido sem retorno.

- Prorrogação por mais 120 (cento e vinte dias) as validades das CND's emitidas até 20/03/2020. Situação : lido, sem retorno.

-  Prorrogação por mais 120 (cento e vinte) dias a validade dos Alvarás de funcionamento e dos AVCB´s emitidos pelo Corpo de Bombeiros. Situação: lido, sem retorno. 

-  Autorização o funcionamento das oficinas mecânicas, inclusive as oficinas das concessionárias de nossa cidade que atendam à frotistas e aqueles que, de qualquer forma, dão suporte às atividades essenciais, desde que em regime de atendimento interno, com controle de entrada do cliente e cumprimento de protocolos de higiene determinados pela Secretaria de Saúde. Situação: lido, sem retorno. 

03/04 - Ofício para Prefeitura solicitando a permissão da abertura de óticas na

cidade de Pindamonhangaba. Situação: respondido: podem funcionar com horário agendado, conforme restrições do Decreto

03/04 - Ofício para Prefeitura solicitando a abertura parcial de lojas que trabalham com carnê. Situação: negado por concentrar aglomeração.

16/04 - Novo ofício para Prefeitura solicitando novamente a abertura parcial das lojas para recebimento de carnê com agendamento para não causar aglomeração. Situação: solicitação enviada por email no dia 16/4.

16/04 - Ofício para a Prefeitura solicitando a autorização da reabertura do comércio, desde que tomadas todas as medidas de segurança. Situação: enviado dia 16/04

20/4 - Ofício para Prefeitura solicitando que autorização para que os comerciantes possam ter a opção de trabalhar em sistema Delivery em outros setores que não se encaixam apenas nos serviços essenciais. Situação: enviado por email no dia 20/04.

Outro lado: Ao Jornalismo Agoravale, fonte internas revelaram que uma reunião está marcada para esta próxima quarta-feira (21) quando será avaliado o quatro atual da pandemia no município e possíveis medidas para a abertura parcial das atividades econômicas.