Índices apontam crescimento de 10% na RMvale

Comércio em 2021 teve um aumento de 10%


A receita bruta real do comércio varejista da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale) em 2021 foi de R$ 46.016.448.000,00, um aumento de 10% com relação a 2020. As Informações divulgadas pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), da FecomercioSP.

Para o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, esse crescimento foi puxado pela reabertura dos estabelecimentos  pós-restrições de horário e ocupação e também pelo consumo represado de bens não essenciais. "Em 2020, tivemos uma estabilidade no aumento de vendas com relação a 2019. No primeiro ano da pandemia, tivemos muitos problemas com lojas totalmente fechadas por meses e, principalmente, o consumidor direcionando sua renda para os bens essenciais, como alimentação e farmácias, por exemplo. Com a reabertura, tudo mudou. Os empregos melhoraram e a confiança do consumidor também", explica Dan.

Em 2020, as receitas de importantes segmentos como lojas de vestuário, tecido e calçados e concessionárias de veículos caíram drasticamente - 26,5% e 19,1%, respectivamente. Por outro lado, supermercados ( 14,3%) e materiais de construção ( 18,2%) apresentaram aumento de vendas. "Esses dados mostram que a base de comparação é bem fraca. Ainda temos muito o que recuperar, como o setor de vestuário, por exemplo, que mesmo tendo crescido 20% em 2021, perdeu demais no inicio da pandemia", comenta Guinsburg.

Para o presidente do Sincovat, o ano de 2022 não está sendo fácil para o varejo. "A inflação está impactando o poder de compra dos brasileiros de tal forma que a prioridade para os bens essenciais está prevalecendo novamente. Isso impacta negativamente as vendas do varejo e nos permite projetar que não teremos neste ano o mesmo desempenho do ano passado", finaliza.